História da UNE é tema de debate em São Paulo

O livro Uma História da UNE (1945-1964) será o tema do debate que ocorrerá nesta terça-feira (10) às 18h30, no Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A obra conta como os jovens se organizaram para fazer da UNE a maior entidade de representação dos estudantes do Brasil e como travou lutas importantes na sociedade.

Capa do livro Uma História da UNE - Reprodução

Mais do que batalhas por direitos estudantis, a UNE abraçou pautas de interesse geral, como a campanha “O Petróleo é Nosso” e ainda se faz presente no cenário político nacional lutando, acima de tudo, pelo povo brasileiro.

Participam do debate André Luiz R.R.Mattos – graduado em Ciências Sociais e mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Unesp, Campus de Assis-SP. Atualmente é professor universitário e pesquisador no Grupo de Estudos sobre Integralismo e Outros Movimentos Nacionalistas, na linha de estudos sobre as Direitas, tema que desenvolve em pesquisas sobre o movimento estudantil e as juventudes organizadas entre as décadas de 1940 e 1950. Dentre as publicações, escreveu “Uma História da UNE (1945-1964)” e “A cidade de São José do Rio Preto durante a greve estudantil de 1962”. E Lincoln Secco, historiador e professor livre docente de História Contemporânea da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas e Letras da USP. A mediação fica por conta de Antônio Celso Ferreira – historiador, professor titular da Unesp – campus em Assis/SP e coordenador do Cedem/Unesp.

As vagas são limitadas a 70 participantes que podem fazer a inscrição gratuita através da internet enviando Nome completo, e-mail e instituição para o endereço [email protected].

Fonte: UNE