Justiça lança campanha nas redes sociais para Copa do Mundo

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entra em campo e lança nesta segunda-feira (9) campanha nas redes sociais voltada para a Copa do Mundo. Até a partida final do campeonato, em 13 de julho, internautas brasileiros e estrangeiros poderão acompanhar e divulgar os posts sobre assuntos de interesse do torcedor e do turista que estará no Brasil para os jogos.

Justiça lança campanha nas redes sociais para Copa do Mundo - CNJ

 A campanha será aberta com a inauguração de nova identidade visual especialmente criada para o período do mundial no Brasil. Neste ambiente, o internauta vai encontrar informações sobre direitos e deveres previstos no Estatuto do Torcedor, detalhes do código de conduta dentro dos estádios e, ainda, Código de Defesa do Consumidor e informações de atendimento dos juizados especiais nos aeroportos nas 12 cidades sedes dos jogos e nos locais de competição.

A ideia é divulgar orientações de serviço para que os cidadãos e turistas possam assegurar o cumprimento dos seus direitos com auxílio do Poder Judiciário.

Ao todo, serão 22 publicações no Facebook. Alguns posts serão traduzidos para o inglês a fim de alcançar também os visitantes estrangeiros. No compartilhamento, a hashtag #EuQueroVerGol vai reunir todos os posts do CNJ com o intuito de incentivar, além da bola na rede, também os gols de cidadania e justiça durante a Copa.

Os temas também serão abordados no Twitter, Youtube e Instagram. No Youtube, o programa CNJ Responde, que vai ao ar todas as quintas-feiras, vai tirar dúvidas dos internautas e ganhará uma edição extra às terças-feiras.

Atendimento presencial

Para reforçar o atendimento a turistas e torcedores pelo Poder Judiciário, o CNJ, que preside o Fórum Nacional de Coordenação das Ações do Poder Judiciário para a Copa do Mundo, vai implementar ações nos estados que receberão os jogos.

Essa atuação envolverá, principalmente, o atendimento aos cidadãos brasileiros e estrangeiros nos juizados nos aeroportos, dentro dos estádios por meio de estrutura semelhantes aos juizados do torcedor e nas imediações dos locais de jogos, por meio de plantões judiciários.

A estimativa do Ministério do Turismo é de que, durante os jogos, 3,7 milhões de pessoas estarão em visita nas doze capitais, sedes da Copa do Mundo. São elas: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). O total estimado de estrangeiros que devem transitar por essas cidades é de 600 mil.

Da Redação em Brasília
Com informações do CNJ