Condições de cobrir a Copa são melhores que em outros eventos

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Thomas Traumann e a ministra da Cultura, Marta Suplicy inauguraram, na tarde desta segunda-feira (9), o Centro Aberto de Mídia João Saldanha, no Rio de Janeiro, que funcionará até o dia 14 de julho, no Forte de Copacabana.

Ministros Aldo Rebelo, Thomas Traumann e Marta Suplicy

A estrutura é um espaço multiuso com instalações adequadas para o trabalho dos profissionais de imprensa, com acesso a rede de internet banda larga gratuita, estações de trabalho com equipamentos para uso compartilhado, telões para acompanhamento dos jogos, auditório, estúdios de rádio, serviços de broadcasting e local para geração de imagens.

Leia mais:
Copa é oportunidade para mostrar o Brasil além do samba e futebol

Segundo Traumann, é a primeira vez que um país-sede disponibiliza uma estação de trabalho para jornalistas não credenciados para o evento. “Nossa relação com o futebol é uma relação de paixão. Esta é a primeira experiência feita para jornalistas que não são esportivos. As condições dadas são as melhores que a de outros eventos, e esperamos que esta seja a melhor Copa que vocês já participaram.”

Para Aldo Rebelo, o futebol é muito mais que um esporte no país, e os jornalistas vão poder perceber isso. “Quando falamos que aqui vamos ter a Copa das Copas, não é uma pretensão tola. O Brasil é o único país a participar de todas as Copas. Único a ter ganho cinco vezes a competição. No Brasil, o futebol se tornou mais que um esporte, se tornou um elemento da identidade do povo brasileiro.”

Os jornalistas interessados em utilizar o espaço não precisam ter credenciamento oficial da Fifa, e a imprensa credenciada pela Fifa também poderá utilizar os serviços.

O Centro Aberto de Mídia dispõe de equipe de atendimento preparada para prestar informações sobre o Brasil e as cidades-sede da Copa, em português, inglês e espanhol. No espaço serão realizadas diversas atividades como entrevistas e briefings de imprensa sobre variados assuntos, programação cultural e organizadas visitas a pontos de referência do Rio de Janeiro.

Fonte: Blog do Planalto