Governo boliviano se dedica a últimos preparativos para Cúpula do G77

Faltando apenas três dias para a Cúpula do G77 + China, o governo boliviano dá os toque finais em sua preparação para abrigar o evento. Em Santa Cruz de la Sierra, sede da reunião, continua o trabalho para criar as melhores condições para as delegações visitantes e  para a imprensa. A Câmara de Deputados prepara distinções para as personalidades que chegarão ao país, entre elas o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon.

Governo boliviano últimos preparativos para Cúpula do G77 - Reprodução

Ban Ki-moon chega à Bolívia na noite da próxima quinta-feira (12), após passar pelo Brasil, onde deve se encontrar com o presidente boliviano Evo Morales, durante a abertura da Copa do Mundo de Futebol. Já na sexta-feira (13), o secretário-geral da ONU tem uma agenda para cumprir junto ao mandatário, que pretende o levá-lo para conhecer diversas comunidades de Santa Cruz.

A Câmara prepara uma condecoração para Ban Ki-moon e para os outros 27 chefes de Estado que chegarão à Bolívia, segundo adiantou o presidente desta instância, Marcelo Elío. "Estão sendo preparadas declarações distinções", enfatizou Elío, que cogitou a possibilidade de realizar uma sessão de honra na Câmara de Deputados.

Os preparativos recebem os toques finais também para a cerimônia de abertura, na qual os visitantes poderão desfrutar da música, dança e o colorido típico do folclore boliviano. O ministro de Culturas, Pablo Groux, adiantou que a cerimônia, de cerca de duas horas de duração, contará com artistas da maioria dos departamentos (estados bolivianos) com o objetivo de que se converta em uma grande festa.

Em matéria de segurança, o site do governo boliviano informa que já se encontram em Santa Cruz os Grupos de Elite das Forças Armadas, com a intenção de exercer um máximo controle sobre a segurança aérea e terrestre durante a reunião.

Para a Prensa Latina, o comandante da 8ª Divisão do Exército, Juan Antonio Olivera, destacou que "para garantir o sucesso da Cúpula em relação à segurança, é feito um trabalho sincronizado do Exército, Força Aérea, Armada e a Polícia Boliviana, que dispõem de meios logísticos e grupos de elite".

Olivera garantiu a mobilização do pessoal militar em postos adiantados e a cobertura estratégica nas cidades intermediárias, zonas fronteiriças e estradas para Santa Cruz. Cerca de 825 efetivos dos Grupos de Reação Imediata das forças citadas já se encontram na cidade sede.

Fonte: Prensa Latina