Gabinete chinês acelerará reforma do sistema de registro familiar

Uma nova diretriz do governo central será estabelecida para acelerar a reforma do sistema de registro familiar e marcar uma nova etapa em processo de urbanização, noticiou nesta segunda-feira (16) o jornal Shanghai Securities News.

Camponeses plantam arroz na China

O Conselho de Estado, gabinete chinês, emitirá a diretriz em breve, disse Chen Xiwen, vice-diretor da Equipe Central de Liderança dos Trabalhos Agrícolas, principal órgão de tomada de decisão para os trabalhos relativos à agricultura.

Aprovada pela equipe central de liderança para "reforma abrangentemente aprofundada", a diretriz está esperando uma deliberação do Birô Político do Partido Comunista do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse Chen, sem revelar mais detalhes.

A China revelou em março seu plano de urbanização para o período 2014-2020, em um esforço para guiar a urbanização do país a um caminho concentrado nos seres humanos e amigável com o meio ambiente.

Segundo o plano, a China completamente removerá as registros familiares em vilas e pequenas cidades, gradualmente eliminará registros em médias cidades, estabelecerá condições rezoáveis para a migração às grandes cidades e ao mesmo tempo controlará estritamente a população nas megacidades.

Os moradores urbanos permanentes da China respondem por 53,7% do total da população em 2013, sendo que os trabalhadores migrantes atingem 270 milhões.

Fonte: Xinhua