José Reinaldo comenta a eleição presidencial na Colômbia

José Reinaldo, editor do Portal Vermelho, comenta o resultado da recente eleição presidencial na Colômbia, onde foi reeleito o atual presidente Juan Manoel Santos. “No quadro político colombiano, no nível em que a batalha eleitoral se desenvolveu, e considerando o que estava e está em jogo, sua reeleição é um fato positivo para o desenvolvimento da luta política e social no país e para toda a América Latina”, falou.

Por Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho

juan manoel santos radio - Luis Acosta / Getty Images

Para o editor, a partir do exercício do mandato presidencial, em face das questões que enfrentou objetivamente, Santos tornou-se, na batalha eleitoral, não apenas porta-voz da luta por um “país melhor e mais justo”, como afirmou. “Ele (Uribe) compreendeu a emergência, a dimensão e o sentido da luta pela paz. Por isso, como alternativa ao candidato da extrema direita, Óscar Zuluaga, lançado pelo ex-presidente Uribe, mereceu a confiança do eleitorado para seguir uma trajetória de união do povo colombiano, em torno da esperança contra o medo, o ódio e a guerra, que seu adversário representava”, disse.

Segundo José Reinaldo, a bandeira da campanha de Santos foi o processo de paz, que seu governo leva a efeito com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), e que pode tomar ainda mais força se forem iniciados os diálogos, como já anunciado, também com o Exército de Libertação Nacional (ELN).

“Foi também por compreender que era a continuidade do processo de paz que estava em jogo, que uma parte importante das forças progressistas e de esquerda colombiana, assim como setores ponderáveis do movimento social, apoiaram a candidatura de Santos no segundo turno”, contou. “Um eventual triunfo do candidato da extrema direita, senhor de guerra e belicista, Óscar Zuluaga, ponta de lança do ex-presidente Uribe, paralisaria as negociações de paz, já bastante avançadas, entre o governo colombiano e as Farc”, completou.

Ouça a coluna completa na
Rádio Vermelho: