Latino-americanos surpreendem na primeira fase da Copa do Mundo

Pela primeira vez na história, seis países da América Latina puderam celebrar o sucesso de suas equipes de futebol na estreia da Copa do Mundo. O Brasil venceu a Croácia. O México derrotou Camarões. O Chile bateu a Austrália. A Colômbia surpreendeu a Grécia. A Costa Rica superou o Uruguai. A Argentina, mesmo com dificuldades, venceu a Bósnia.

Por Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho

A zebra da Costa Rica

A Costa Rica protagonizou a primeira grande zebra da Copa do Mundo ao derrotar o Uruguai por 3 a 1, no sábado (14), no estádio Castelão, em Fortaleza. Os veteranos jogadores que defendem a Celeste não estavam tão inspirados quanto o costarriquenho Joel Campbell, que joga no Olyimpiakos da Grécia.

Edinson Cavani abriu o placar para os uruguaios cobrando um pênalti sofrido por Diego Lugano, aos 24 minutos de jogo, mas a Costa Rica empatou com Campbell, aos 9 minutos do segundo tempo, e virou com Oscar Duarte, aos 12. Aos 39 minutos, os costarriquenhos fecharam a goleada com Marco Ureña, que recebeu um ótimo lançamento de Campbell.

O Uruguai, que na Copa de 1950 foi o carrasco do Brasil, sentiu o gosto amargo da derrota logo na estreia. Pode ser que nos próximos jogos a Celeste recupere a confiança, quando Luis Suárez, um de seus principais jogadores (que ficou no banco por recuperação de cirurgia no joelho realizada há 23 dias), puder voltar a campo.

A Colômbia está de volta

Três Mundiais passaram sem a participação da Colômbia. A seleção colombiana volta a jogar uma Copa do Mundo e parece ter chegado ao Brasil com muita vontade de ganhar.

Apesar da ausência de Falcão Garcia – principal jogador da equipe, que foi cortado da competição por conta de uma lesão – os colombianos venceram a Grécia por 3 a 0, no estádio do Mineirão.

Comemoração do gol de Pablo Armero, da Colômbia. Foto: AFP

Os gols de Pablo Armero, Teo Gutiérrez e James Rodríguez garantiram o resultado e a alegria do público, que torceu a favor da Colômbia. Armero, ex-jogador do Palmeiras, abriu o placar quando bateu de direita e, após o desvio na zaga, a bola entrou no canto do goleiro Karnezis.

O lateral-esquerdo e autor do primeiro gol animou o público com a comemoração mais empolgante da competição até o momento.

O golaço de Messi e a decepção da Argentina

As seleções da Argentina e Bósnia estrearam no último domingo (15) na Copa do Mundo. No Maracanã, no Rio de Janeiro, 74.738 pessoas (maior público da competição até o momento, segundo informações do site oficial do evento), viram os bósnios arriscarem muito mais do que os argentinos.

O primeiro gol da Argentina foi considerado gol-contra do zagueiro da Bósnia, Sead Kolasinac. Foi o gol contra mais rápido da história das Copas do Mundo, aos 2 minutos de jogo, depois de uma cobrança de falta, na qual o craque Lionel Messi cruzou a bola na área e Rojo desviou de cabeça.

Desta forma, já aos 3 minutos de partida, parecia que os “hermanos” comandariam uma verdadeira goleada. Não foi bem assim, um primeiro tempo morno, com mais finalizações da Bósnia e muitos erros na troca de passes da seleção latino-americana.

Aos 18 minutos do segundo tempo, Messi parece ter despertado aquele jogador excepcional, que chegou a ser comparado a gênios do esporte como Pelé e Maradona. Depois de receber a bola no meio, driblou Bicakcic, puxou para a esquerda e bateu para o gol – a bola tocou na trave direita antes de balançar a rede.

Depois disso, o jogo voltou a esfriar, os bósnios se aproveitaram e conseguiram furar a defesa aos 39 minutos. Ainda assim, os argentinos conseguiram garantir a vitória.

A batalha do Chi-chi- chi-le-le

O Chile venceu a Austrália por 3 a1, na Arena Pantanal, em Cuiabá, que foi tomada pela torcida da seleção sul-americana. Alexis Sanches e Valdivia marcaram logo no começo da partida e, aos 13 minutos, fizeram muitos acreditarem em uma goleada chilena.

Os gols no início do jogo foram o fator decisivo para a vitória do Chile, já que fez a Austrália deixar de jogar na retranca. Aos 35 minutos, Franjic acertou cruzamento perfeito para Cahill, que mandou a bola na rede, diminuindo a desvantagem australiana.

No entanto, o Chile era mesmo o mandante e já no final da partida, Beausejour acertou um chute forte de fora da área. Com os três pontos que conseguiu, a seleção chilena ficou em segundo lugar no Grupo B.

O Chile tem oito participações na Copa do Mundo. É o quarto país sul-americano, juntamente com o Paraguai, com maior experiência na competição. O melhor desempenho da La Roja (como é chamada a seleção) foi em 1962, jogando em casa, quando ficou em terceiro lugar.

Os gols anulados do México

Na sexta-feira (13), em Natal, o México enfrentou a seleção de Camarões. Com uma vitória modesta por 1 a 0, os mexicanos dominaram o primeiro tempo. Aos 10 minutos, a insistência surtiu efeito, mas a arbitragem não validou o gol de Giovanni dos Santos, porque o auxiliar assinalou um impedimento inexistente do atacante.

Foto: Gabriel Bouys / AFP


Lamentavelmente, este não foi o único lance em que o México foi prejudicado por um erro do árbitro: Após cruzamento da esquerda em cobrança de escanteio, Giovanni dos Santos cabeceou para a rede, mas o auxiliar viu outro impedimento na jogada, ainda que o único desvio após a cobrança tenha sido do camaronês Choupo-Moting.

Depois do intervalo, a chance de abrir o placar foi aproveitada pelos mexicanos quando, aos 15 minutos, Herrera deu passe preciso para Giovanni dos Santos, que bateu na saída de Itandje. O goleiro camaronês espalmou, e Peralta aproveitou o rebote para marcar.