Vice de órgão legislativo chinês é investigado por corrupção

Su Rong, vice-presidente do principal órgão consultivo da China, encontra-se sob investigação, acusado por graves violações de disciplina e da lei, informou nesta segunda-feira (16) a Comissão Central de Inspeção Disciplinar.

Su Rong, vice-presidente do principal órgão consultivo da China

Segundo o relatório, o alto servidor público da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPCh) é suspeito de malversação ao que parece quando ocupava a secretaria geral do Partido Comunista da China na província oriental de Jiangxi.

Su, de 66 anos, assumiu uma das 23 vice-presidências da CCPPCh em março de 2013 e é o mais alto servidor público desde então a ser pesquisado por denúncias de corrupção.

Este cargo é do nível vice-estatal, acima do ministerial e por abaixo do estatal, de acordo com os entendidos.

O vice-presidente da CCPP apareceu pela última vez em público na passada terça-feira em uma feira comercial como parte de uma viagem de inspeção pela cidade de Yushu, recentemente vítima de um terremoto.

A carreira política de Su começou em 2001 como secretário geral do Partido Comunista da China na província de Qinghai até 2003, cargo que depois ocupou em Gansu até 2006 e posteriormente na de Jiangxi até ser elevado à direção da CCPP no ano passado.

O caso poderia estar vinculado com o de Zhao Zhiyong, membro do Comitê Permanente do Comitê Provincial do Partido Comunista da China em Jiangxi, quem foi separado de seu cargo no começo de junho por denúncias de corrupção.

Em março, outro servidor público de Jiangxi, o vice-governador Yao Mugen, também foi pesquisado, junto com Chen Anzhong, ex-diretor do Comitê Permanente do parlamento provincial.

Fonte: Prensa Latina