NSA prepara assassinatos seletivos a partir da Alemanha

Os Estados Unidos usaram dados obtidos na central europeia da Agência de Segurança Nacional (NSA), que tem sua sede na Alemanha, para vários assassinatos seletivos.

Por Harald Neuber, na Prensa Latina

Sede da NSA

Segundo um artigo da revista Der Spiegel, um relatório interno do serviço secreto estadunidense expõe vários casos para destacar os "sucessos" dessa política internacionalmente controversa.

O documento, que faz parte dos dados do ex-analista da NSA Edward Snowden, registra um reforço do pessoal da NSA na Alemanha em 2003.

A partir daquele ano, um grupo na central da NSA na Alemanha se dedicou a levantar informações sobre grupos islâmicos no norte da África.

As informações obtidas na Alemanha foram usadas "para a detenção ou homicídio de mais de 40 terroristas", destaca o relatório interno da NSA, que leva a data de janeiro de 2005.

As informações contribuíram com o "êxito" da chamada guerra contra o terrorismo na África, conclui o texto.

Nos últimos anos, a sede da NSA perto da cidade alemã de Darmstadt se converteu na maior agência desse serviço secreto em toda a União Europeia.

Segundo os documentos internos da NSA, foram organizadas ao redor de 26 diferentes missões secretas a partir da sede alemã da organização.

Fonte: Prensa Latina