Pataxó adere ao Programa Gol Verde com primeiro plantio de muda

O cacique Pataxó Macuco, da Aldeia da Aroeira, realizou, na última terça-feira (17/6), no município de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, o plantio da primeira muda de Mata Atlântica do Programa Gol Verde, para simbolizar a inclusão dos povos indígenas na iniciativa, a partir do reflorestamento em suas áreas. O projeto prevê o plantio de 1.111 mudas para cada gol marcado na Arena Fonte Nova – uma área equivalente a um campo de futebol.

Os artilheiros Thomas Mueller, da Alemanha, e Robben, da Holanda, podem não saber, mas estão colaborando na recuperação do principal bioma da Bahia. Eles ajudaram marcar alguns dos dez gols que aconteceram durante os jogos realizados na Arena – Holanda x espanha e Alemanha x Portugal -, que vão garantir o plantio de 11.110 mudas da Mata Atlântica no estado.

Sobre a adesão ao Gol Verde, o cacique destacou a preocupação dos povos indígenas com a proteção de florestas e rios e disse que só na Aldeia da Aroeira são 826 hectares preservados. “Estamos juntos no programa para cuidar do meio ambiente. Em entrevista concedida a jornalistas brasileiros e estrangeiros no Salão de Convenções do resort ele disse ainda que “a preservaçãso é uma obrigação e direito dos povos indígenas, mata é vida”.

A Bahia é o único estado a inserir o plantio de mais de 30 mil mudas da Mata Atlântica, em seu Plano de Sustentabilidade e Legados do Programa da Copa do Mundo da Fifa. A iniciativa faz parte de uma série de medidas adotadas pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa-BA).

Reflorestamento

A iniciativa já conta com a parceria da Prefeitura de Porto Seguro, que providenciará o reflorestamento e monitoramento em áreas prioritárias indicadas pelo Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, da Veracel, fabricante de celulose que fez a doação de 30 mil mudas, e do Convention Bureau de Porto Seguro.

“Nosso grande desafio agora é ampliar as parcerias e a quantidade de áreas a serem reflorestadas e para isso a divulgação do Gol Verde acontecerá durante toda Copa do Mundo. Esses parceiros podem ser privados, públicos ou até seleções e jogadores”, Patrícia Mazoni, consultora de Sustentabilidade da Secopa, Patrícia Mazoni.

O plantio de mudas das 80 espécies incluídas no programa Gol Verde será iniciado no segundo semestre e monitorado durante dois anos. Esta ação representa um dos resultados do Plano de Sustentabilidade e Legados do Programa Copa 2014, uma iniciativa pioneira da Secopa do Estado da Bahia que visa induzir uma nova cultura pautada nos princípios de sustentabilidade.

Fonte: Ascom/ Secopa