Sindicalistas latino-americanos participam de curso em Cuba

O curso “Desafios e Alternativas no Sindicalismo Latino-Americano” começou na última segunda-feira (16) na Escola Central de Trabalhadores de Cuba (CTC) Jesus Menendez Larrondo, de Villa Clara. O curso se estende até o dia 27 de junho. É o primeiro curso desse tipo a ser oferecido no interior do país. Participam líderes sindicais da Costa Rica, República Dominicana, Guatemala, Uruguai, Colômbia, Equador, Venezuela e Cuba.

sindicalistas em cuba - Trabajadores

Entre os tópicos que serão ensinados estão a direção do sindicato, o capitalismo global e os sindicatos, os novos atores sociais, a comunicação como um elemento essencial para a ação sindical, o mundo do trabalho atualmente e a importância da unidade como política de aliança.

Além disso, os participantes do curso irão visitar centrais de trabalho, incluindo as Unidades Básicas de Produção Cooperativa (UBPCs) Desembarque do Granma, INPUD Primeiro de Maio, a Central Cardíaca Ernesto Guevara e outros lugares históricos.

Consuelo Baeza Martín, secretária do CTC em Villa Clara, saudou os alunos. Em suas palavras reconheceu o apreço pelo trabalho de cada um deles, pois a luta em defesa das reivindicações dos trabalhadores é muito difícil no contexto de seus países e considerou esta uma oportunidade única para o corpo docente da instituição de ensino.

Por outro lado, os sindicalistas latino-americanos querem saber as características do sistema político cubano, o funcionamento do CTC e seus sindicatos, bem como o contato com o povo da ilha caribenha.

Também estiveram presentes no lançamento do curso Francisco Chávez, diretor do centro educacional, Aníbal Melo Infante, funcionário do Departamento de Relações Internacionais da CTC e professores do curso.

Fonte: Trabajadores