Assis Melo quer estender correção do salário mínimo até 2023 

O deputado federal Assis Melo (PCdoB) quer estender a política de valorização do salário mínimo até 2023. O texto original, que prevê a correção anual do salário mínimo equivalente à taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) observado dois anos antes, termina em 2015. O texto apresentado pelo deputado, se aprovado, valerá de 2016 a 2023.  

Assis Melo quer estender correção do salário mínimo até 2023

“O processo de valorização real do salário mínimo iniciado em 2003 é uma das mais importantes políticas sociais da história do Brasil. Graças ao enfoque no trabalho, em contraposição ao privilégio para o capital, até então prevalente, garantiu-se inclusão, distribuição de renda, aumento da massa salarial como um todo e melhoria da qualidade de vida dos brasileiros mais pobres. Seria interessante prorrogá-lo até 2023”, afirmou o deputado.

Leia também:
Inácio Arruda defende política de reajuste do salário mínimo

De acordo com Assis Melo, a política do salário mínimo é bastante importante em regiões como o Norte e o Nordeste. Na região Norte, 44,2% dos trabalhadores recebem o mínimo. No Nordeste, esse índice sobe para 58,2%.

Segundo o deputado, o aumento do mínimo para R$ 724,00 neste ano beneficiou 48,2 milhões de pessoas. Melo também lembrou que o aumento real do mínimo foi de 72,3% entre 2003 e 2014. “Nem por isso os índices inflacionários explodiram e não se impediu que se lograsse atingir os índices mais baixos de desemprego da nossa história.”

Da Redação em Brasília
Com informações do Jornal do Comércio