Iraque e Rússia discutem sobre cooperação militar bilateral

O Iraque e a Rússia defendem o fortalecimento da cooperação em matéria de segurança diante da ofensiva das forças sectárias da organização Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL).
 

Embaixador Iraque - Reprodução

Durante uma reunião realizada na segunda-feira (23) em Bagdá, capital iraquiana, o ministro da Defesa do país árabe, Saadun al-Duleimi, abordou com o embaixador russo, Elijah Murgunov, a atual situação de segurança no país árabe, além de analisar os caminhos que possibilitem a aceleração da cooperação militar e tecnológica entre ambos os países.

O encontro se produziu depois que a situação de segurança no Iraque se converteu em um tema de discussão entre Murgunov e o presidente do Parlamento iraquiano, Osama al-Nuyaifi, que anunciou sua firme oposição ao EIIL e fez um chamamento pela unidade nacional para enfrentar a ameaça do terrorismo.

Tambiém destacou o importante papel que a Federação Russa desempenha no Oriente Médio e sua responsabilidade para manter a paz tanto na região como no Iraque.

“O importante é proteger os civis iraquianos”, declarou Al-Nuyaifi, para logo pedir ao governo russo que apoie o Iraque no momento de lutar contra os integrantes do EIIL.

Na sexta-feira passada (20), o presidente russo, Vladimir Putin, em uma conversação telefônica com o primeiro-ministro do Iraque, Nuri al-Maliki, manifestou o "total respaldo" da Rússia aos esforços do governo de Bagdá para erradicar os terroristas do solo iraquiano.

O Iraque, país devastado pela ocupação estadunidense em 2003, voltou a ocupar as manchetes dos meios de comunicação desde 10 de junho último, quando os elementos terroristas do EIIL, com a tomada da importante cidade iraquiana de Mosul, deram início a uma nova onda de ataques violentos contra as regiões norte e leste do país.

Hispan TV