Governo central da China e Taiwan fazem reunião positiva

O diretor do Gabinete para Assuntos de Taiwan da parte continental da China, Zhang Zhijun, encontrou-se nesta quarta-feira (25) oficialmente com o presidente do Conselho de Assuntos Continentais de Taiwan, Wang Yuqi. Os dois trocaram opiniões sobre a atual situação e a promoção das relações entre duas margens, chegando a um consenso positivo.

China - Xinhua

Após o encontro, o porta-voz do Gabinete para Assuntos de Taiwan, Ma Xiaoguang afirmou, em uma coletiva de imprensa, que a reunião foi positiva e que fortaleceu o acordo sobre a necessidade de desenvolvimento das relações bilaterais.

Os dois representantes afirmaram que continuarão aprofundando as cooperações econômicas entre duas margens, a fim de ampliar os interesses comuns e beneficiar o público de dois lados.

Além disso, eles ainda prometeram que continuarão as negociações para estabelecer escritórios da Associação para Relações entre Duas Margens do Estreito e do Fundo para Intercâmbio entre as Duas Margens do Estreito, cada um no território do outro. Os dois funcionários discutiram também maneiras para facilitar a viagem mútua dos passageiros da parte continental chinesa e de Taiwan.

Finalmente, os funcionários afirmaram que continuarão ampliando mercados turísticos entre as duas margens e mantendo a qualidade do turismo, a fim de impulsionar o desenvolvimento saudável desse setor, para as duas margens.

Taiwan, uma ilha chinesa, reivindica independência e autodenomina-se República da China desde o pós-guerra civil, quando os comunistas venceram o partido dito nacionalista Kuomintang, que estabeleceu um governo paralelo na ilha, no início da década de 1950.

Apenas cerca de 20 países mantêm relações diplomáticas com Taiwan enquanto Estado independente, mas a Organização das Nações Unidas (ONU) não confere à representação da ilha o estatuto de membro. Ainda assim, medidas de aproximação e melhoria das relações entre o território e o governo central da China são frequentes.

Com informações da Rádio China Internacional,
Da Redação do Vermelho