China pode ter dificuldade em alcançar a meta de receita fiscal

A China pode ter dificuldade em alcançar a meta de receita fiscal deste ano, avisou nesta terça-feira (24) o ministro das Finanças do país.

Cédulas de renminbin, a moeda chinesa

O tesouro central recebeu 2,9 trilhões de iuanes (US$ 472 bilhões) de janeiro a maio, um crescimento anual de 6,3%, 0,7 ponto percentual menor que a meta orçada, disse Lou Jiwei, na apresentação sobre contas finais para 2013.

O aumento do orçamento da receita fiscal central é de 7%. O governo está sob "grande pressão", disse Lou.

Algumas dificuldades foram causadas pela pressão de desaceleração da economia e o programa para substituir o imposto sobre negócios com imposto de valor agregado em alguns setores de serviço, o que reduzirá a receita de impostos de certa forma, disse Lou.

Apesar do resultado fraco em nível central, a receita fiscal nacional atingiu 6,12 trilhões de iuanes, alta de 8,8% e acima dos 8% anteriormente orçado.

"O crescimento econômico é estável e os resultados continuam em um nível razoável", disse Lou. "A situação geral tem atendido as expectativas."

O tesouro central registrou uma receita anual de 6,02 trilhões de iuanes em 2013, 7,2% a mais que em 2012, enquanto a despesa totalizou 6,97 trilhões de iuanes. O déficit foi 850 bilhões de iuanes.

Fonte: Xinhua