PNUD destaca avanços da Venezuela e apoio à cooperação Sul-Sul

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) destacou nesta quarta-feira (25) em Genebra os avanços da Venezuela em matéria social, bem como o respaldo do governo ao trabalho desse organismo e à cooperação Sul-Sul.

A diretora regional para a América Latina e o Caribe do PNUD, Jessica Faieta, reconheceu os esforços desse país na luta pela erradicação das desigualdades e promoção de uma maior equidade, inclusão e justiça social.

Faieta ofereceu suas declarações ao apresentar o projeto do programa que servirá de referência para a cooperação entre o PNUD e a Venezuela durante o período 2015-2019.

Nesse sentido elogiou o respaldo do Executivo ao plano do PNUD para avançar no desenvolvimento humano, por meio das políticas em matéria de educação e bem-estar social, apoio que a nação sul-americana estende mediante a cooperação com outros países do sul.

O representante permanente da Venezuela ante o escritório da ONU e outros organismos em Genebra, Jorge Valero, informou que o Estado destinou 551 bilhões de dólares, dos 880 bilhões obtidos da renda petroleira, a programas e missões sociais.

Isto se traduziu em maior crescimento econômico e melhor qualidade de vida para o povo, disse.

Nos últimos 15 anos esse país conseguiu reduzir a pobreza extrema de 11 a 5,5% e hoje ocupa o quinto lugar mundial com a mais alta taxa de escolaridade e o segundo na América Latina quanto a educação superior.

Durante a reunião, o delegado de Cuba, Carlos Fidel Martín, destacou a vontade e o compromisso do governo bolivariano de priorizar os programas destinados ao desenvolvimento e à promoção de meios de vida sustentáveis.

Assinalou que a Venezuela destina imensos recursos à cooperação Sul-Sul por meio da Petrocaribe e da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA), com o objetivo de contribuir com o cumprimento dos Objetivos do Milênio da ONU.

Fonte: Prensa Latina