Encontro sindical apresentará plataforma anti-imperialista

Os participantes no Encontro Sindical Internacional Anti-imperialista que termina nesta quarta-feira (2) na Bolívia apresentarão as linhas que conformam uma tese política de oposição às oligarquias e a hegemonia do capitalismo.

As quatro mesas instaladas durante o encontro – que se desenvolveu na cidade de Cochabamba -, terminaram na terça-feira o debate e divulgarão as suas conclusões na plenária final.

O secretário executivo da Central Operária Boliviana (COB), Juan Carlos Trujillo, explicou que as resoluções das quatro mesas consolidarão uma tese política que servirá para fazer frente ao capitalismo e unificar todos os trabalhadores do mundo que têm um espírito revolucionário.

No encontro em que participam sindicalistas de 22 países debateu-se sobre o papel do movimento sindical internacional frente ao capitalismo e a necessidade da integração dos povos do mundo.

Refletiu-se também sobre o programa de transformações do processo boliviano.

Igualmente, se abordou o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos a Cuba há mais de meio século.

Também se analisou o processo de paz na Colômbia, a defesa da soberania da Venezuela, o direito da Bolívia a uma saída ao mar e da Argentina a recuperar as Ilhas Malvinas.

Prensa Latina