China e Coreia do Sul adotam declaração conjunta por paz e cooperação

O presidente chinês Xi Jinping e a presidenta sul-coreana Park Geun-hye adotaram uma Declaração Conjunta entre a República Popular da China e a República da Coreia, na quinta-feira (3), em Seul, capital sul-coreana. Xi faz a sua primeira visita oficial ao país enquanto presidente da China, no âmbito dos seus reiterados apelos pela cooperação regional e pela manutenção da estabilidade, assim como pela não interferência dos Estados Unidos nas disputas entre os vizinhos asiáticos.

China Coreia do Sul - Yonhap News

De acordo com a Declaração, a China e a Coreia do Sul, como importantes parceiros e vizinhos na Ásia Nordeste, promoverão em conjunto o desenvolvimento sadio e estável das relações bilaterais, a fim de concretizarem o desenvolvimento comum, defender a paz regional, impulsionar a economia na região e contribuir para a prosperidade mundial.

Ambos confirmaram novamente a oposição firme ao desenvolvimento de armas nucleares e consideram que a desnuclearização da Península Coreana, a estabilidade e a paz da região correspondem ao interesse comum dos países envolvidos na negociação da questão nuclear coreana, e que as partes envolvidas devem resolver essa questão por via do diálogo e das conversações.

Leia também:

Presidente chinês visita Coreia do Sul para promover cooperação
Ministro chinês apela à paz em reunião com presidenta sul-coreana
China assina acordo de investimento com Japão e Coreia do Sul
Coreia Popular denuncia provocação e afirma direito à autodefesa

As referências são ao desenvolvimento de um arsenal nuclear pela República Popular Democrática da Coreia (RPDC) para a afirmação do seu direito à autodefesa e para a dissuasão, sobretudo, dos Estados Unidos, que mantêm não só uma posição agressiva e acusatória contra a Coreia Popular como também alianças e demonstrações de força militar frequentes na região da Península Coreana, inclusive com a própria Coreia do Sul.

Na declaração, os chineses e sul-coeranos também reafirmaram que Taiwan é parte inseparável do território chinês. A Coreia do Sul manterá o reconhecimento da posição de "Uma Só China" e apoiará o desenvolvimento pacífico das relações entre os dois lados do Estreito de Taiwan. O apelo ao respeito pela integridade territorial chinesa, contra as ingerências externas nas disputas domésticas, também é reiterado pelas autoridades da China.

Nesta sexta-feira (4) Xi Jinping encontrou-se com o presidente do Parlamento da Coreia do Sul, Chung Ui-hwa e com representantes de diversos partidos sul-coreanos. Xi disse que a reunião com a presidenta Park Geun-hye foi frutífero e que a declaração conjunta apontou a direção do desenvolvimento das relações bilaterais e as importantes áreas de cooperações entre os dois países.

O presidente da China enfatizou, ainda, a importância do aumento de intercâmbios entre os órgãos legislativos e os partidos. Por sua vez, Chung Ui-hwa, disse que a China e a Coreia do Sul são bons vizinhos, agradecendo aos chineses por seus esforços na salvaguarda da paz e seu apoio à reunificação pacífica da Península Coreana, também almejada pela Coreia Popular.

Em discurso na Universidade Nacional de Seul, Xi Jinping também disse que, como um país com mais de cinco milênios de história, a China vai sempre persistir no caminho do desenvolvimento pacífico, apoiar a promoção das colaborações entre diferentes nações e aprender com os outros povos.

Da Redação do Vermelho,
Com informações da Rádio China Internacional