Vice-presidente do Equador visita Cuba interessado na agroindústria

O vice-presidente do Equador, Jorge Glas, adiantou nesta quinta-feira (3) que viajará a Cuba na próxima semana, interessado principalmente em conhecer as experiências da ilha no setor da agroindústria e os bio-insumos.

glas - Reprodução

“Vamos ver muitas experiências nas quais Cuba tem grandes fortalezas”, assegurou Glas à Prensa Latina, depois de apontar que o Equador se propõe construir uma indústria de bio-insumos e impulsionar a mecanização agrícola, como parte da mudança da matriz produtiva promovido pelo governo.

Acrescentou ainda que durante sua visita ao país caribenho também abordará a cooperação que em matéria acadêmica e de saúde pública mantêm ambos os governos.

“Serão dois dias muito intensos que acho que serão curtos para compartilhar experiências”, comentou o vice-presidente, que informou que está prevista uma reunião com o presidente cubano Raúl Castro.

Glas percorrerá também as obras civis que constroem um grupo de militares equatorianos em Santiago de Cuba, como parte do apoio que oferece o Equador a essa cidade do oriente cubano que foi seriamente afetada por um furacão em 2012.

Quito e Havana mantêm relações bilaterais próximas, marcadas por vários projetos de cooperação em setores como a saúde, que além da formação de médicos equatorianos na Escola Latino-Americana de Medicina na ilha, inclui a presença de médicos cubanos na nação sul-americana.

Fonte: Prensa Latina.