Equador: Mais de 141 mil pessoas são beneficiadas com Operação Milagre

O programa "Operação Milagre", ou simplesmente "Missão Milagre", foi lançado por Cuba e Venezuela em 2004 e consiste em operar gratuitamente os latino-americanos que apresentam enfermidades oculares, mas estão impossibilitados de pagar uma operação que custa entre 5 e 10 mil dólares. Matérias reproduzidas pelo Portal Vermelho mostram que, nestes 10 anos, a iniciativa já beneficiou milhares de pessoas. Só no Equador, mais de 141 mil pacientes receberam atenção gratuita, graças ao projeto.

Operação Milagre - olhos - ocular - visão - oftalmologista - Reprodução

Segundo a chefe da missão no Equador, a cubana Yelyn Vento, "este projeto que já cumpre 10 anos e que está presente no Equador há oito, permitiu levar a luz aos olhos de 141.173 seres humanos, em todos os casos com excelentes resultados", explicou a especialista em declarações à Prensa Latina.

Leia  também:
Médicos cubanos atingem marca de 50 mil cirurgias oculares no Uruguai
Operação Milagre: Redução da cegueira impulsionada por Fidel faz 10 anos

De acordo com a coordenadora, o programa funciona em três clínicas localizadas nas províncias de Cotopaxi (centro), Santa Elena (costa), e O Ouro (sul).

Em cada clínica trabalham 13 profissionais cubanos com diferentes especializações, agregou, o que permite que em cada lugar tenha uma equipe multidisciplinares encarregado de brindar atenção completamente gratuita e de primeiro nível.

Vento disse que as operações têm beneficiado os equatorianos de diversas raças, níveis econômicos ou culturais, e também a pessoas procedentes de outras nações vizinhas como Peru, Colômbia e Venezuela.

A especialista agregou que para o futuro se prevê a continuidade do projeto com o apoio das máximas autoridades de Saúde neste país, uma cooperação que se reforça a partir da recente assinatura de um convênio na matéria entre Cuba e Equador.

A Operação Milagre surgiu no ano 2004, por iniciativa do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, e tem beneficiado a cidadãos de diferentes países em América Latina como El Salvador, Guatemala, Costa Rica, Venezuela, Bolívia e Argentina, entre outros.

A Operação Milagre é um exemplo concreto de uma política social eficaz levada a cabo por nações latino-americanas a favor dos mais pobres. É também uma lição para os países ricos e um chamado a mais solidariedade.

Fonte: Prensa Latina