Governo venezuelano anuncia revolução dentro da Revolução Bolivariana

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, decidiu convocar para esta semana o Conselho de Estado, a fim de abordar a transformação estrutural do governo e o diálogo político e buscar a paz, informou neste domingo (6) o vice-presidente executivo da República, Jorge Arreaza.

Arreaza informou através de sua conta do Twitter que estes dois temas de “imensa relevância” serão trabalhados. Ele destaca que em primeiro lugar está a transformação estrutural do Estado, inclusive a luta contra a corrupção e a busca da eficiência administrativa.

Arreaza deu ênfase também ao diálogo político "para procurar a paz, a coexistência e a convivência entre todos os atores democráticos na Venezuela".

O Conselho de Estado é o órgão superior de consulta do governo e da administração pública na Venezuela, faz parte do Poder Executivo Nacional e é encabeçado pelo vice-presidente executivo.

Integram o Conselho de Estado representantes do presidente da República, da Assembleia Nacional (AN), do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) e dos governadores.

Na terça-feira passada (1º), Maduro anunciou a revisão completa de toda a gestão na administração pública, para o que designou Arreaza e o vice-presidente de Planificação e Desenvolvimento, Ricardo Menéndez.

Disse que a decisão faz parte dos planos para fazer revolução dentro da Revolução Bolivariana, para "mudar tudo, servir o povo cada vez mais".

"Vamos revisar tudo, vamos ter sessões com os vice-presidentes e todos os ministros, prestando contas sobre como vai cada projeto, o nível de cumprimento e execução do orçamento”, disse o presidente.

No que se refere ao diálogo, o mandatário venezuelano insistiu neste aspecto desde que assumiu o poder no ano passado. Em março, em meio aos fatos violentos promovidos por setores da direita, Maduro convocou uma Conferência Nacional pela Paz, para incentivar o encontro com os diferentes sectores, mas os porta-vozes da direita logo abandonaram a iniciativa.

Redação do Vermelho, com Agência Venezuelana de Notícias