Reformas nas Vilas Olímpicas começarão segunda-feira (14)

Começará na próxima segunda-feira (14/07) o processo de reforma das Vilas Olímpicas de Fortaleza, que prevê intervenções nas instalações prediais, hidráulicas, sanitárias e elétricas, além de obras de reforma das quadras de esporte e recuperação das piscinas, totalizando um investimento no valor de R$ 2.454.640,65. A obra será supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

As Vilas Olímpicas são equipamentos públicos que desenvolvem ações continuadas de caráter sociocultural, pedagógico, esportivo e de lazer nas comunidades. Nelas acontecem atividades promovidas pela Secretaria de Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), em parceria com a comunidade e instituições. Dentre as atividades realizadas estão o Programa Segundo Tempo (PST), Projeto Abraço Amigo, Projeto Felizidade, Projeto Mais Educação, aulas de Jiu Jitsu, Judô, Capoeira e escolinhas de futebol.

O professor do PST da Vila Olímpica do Genibaú, Joseclayton Silva, explica a importância das Vilas para a comunidade. “A Vila sempre teve uma importância fundamental para a comunidade e para as áreas adjacentes, por estarem em regiões carentes, de vulnerabilidade social”. O próprio professor se define como um exemplo da importância desses aparelhos. Antes de ser o atual responsável pelas atividades de futsal, futebol, handebol, atletismo e recreação realizada pelo PST, para jovens de 7 a 17 anos, ele foi aluno da Vila.

A ação de fortalecimento e revitalização das Vilas Olímpicas, que inclui a reforma, está sendo articulada pela Sesporte desde o início deste ano, e também envolve a Chamada Pública que trará os projetos da Secretaria para dentro desses importantes espaços, com atividades de lazer e esporte, além da participação de agentes e coordenadores sociais selecionados pelo Programa Esporte e Lazer (PELC).

Alyne Morais, coordenadora das Vilas Olímpicas, explica como serão realizadas as atividades. “Serão ao todo sete profissionais que vão realizar atividades esportivas e culturais que pretendem envolver as comunidades de forma participativa no desenvolvimento da política pública do esporte”.

O professor Silva afirma que as reformas vão ser “uma reviravolta muito positiva, e projetos como o PST, que foram incluídos na rotina das Vilas deram um choque de ânimo para a comunidade, pois as Vilas começaram a se movimentar”.

Para o titular da Sesporte, Gilvan Paiva, as ações realizadas pela Secretaria nas Vilas devem ter um impacto bastante positivo, assegurando o direito social das comunidades ao esporte, cultura, educação e lazer. Ele informa que também está prevista para este ano a reforma da Vila Olímpica de São Benedito.

Fonte: Assessoria da Sesporte