Indústria cubana de medicamentos tem novo conselho científico

O primeiro vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros e membro do Bureau Político, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, destacou, na terça-feira, 8 de julho, o papel da ciência cubana dentro da cadeia de valores na produção e os serviços, durante a constituição do Conselho Científico Técnico (CCT) do Grupo das Indústrias Biotecnológica e Farmacêutica, conhecido como Biocubafarma.

Por Ramadán Arcos, no jornal Granma

Com apoio do Brasil, Cuba terá remédio natural contra o câncer - AFP

“Asistimos a um fato fundacional que vai definir muito o futuro desta organização”, assegurou Díaz-Canel ante um grupo de cientistas cubanos reunidos no Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia.

Asseverou que com a dinâmica de trabalho que gere o CCT, haverá também maior dinâmica de apresentação de resultados científicos e de discussão que agora podem ser dinamizados e socializados ainda mais.

Díaz-Canel ressaltou a necessidade de tornar mais eficientes os processos produtivos desta indústria mediante a integração que compreende o ciclo fechado de trabalho entre ciência, produção e comercialização. E instou a continuar a diversificação de produtos e mercados, com o fim de definir a conceituação de empresa de alta tecnologia.

O Conselho Científico Técnico de Biocubafarma, que terá a seu cargo a formulação e avaliação da Política de Colaboração Científica Nacional e Internacional, criará o espaço para analisar temas de interesse em torno do desenvolvimento científico e tecnológico, sobre a base do desenvolvimento econômico, político e social do país, segundo expressou o diretor de política científica da Biocubafarma e vice-presidente executivo do CCT, Gustavo Sierra.

Segundo explicou Sierra, esta organização dará prioridade a linhas fundamentais relacionadas com produtos e tecnologias contra o câncer, equipamentos e sistemas médicos, medicamentos químicos e biotecnológicos novos, o desenvolvimento de vacinas profiláticas e terapêuticas, e outros destinados ã saúde bucal-dentária.

Gustavo Sierra manifestou que os membros ativos do Conselho são líderes científicos que ocupam, ou não, cargos de direção geral ou de direção científica nas empresas.