Melka Pinto: A luta política e a consciência de classe

Marx disse que "a história de toda a sociedade até os nossos dias nada mais é do que a história da luta de classes". Já participei de alguns cursos de formação política da UJS, mas não sou nenhum exemplo de comunista disciplinada que estuda as teorias marxistas.

Por Melka Pinto*, para o Vermelho

Luta de Classes - Reprodução

Mas sempre me pego pensando nesse negócio. Sobre o que é isso mesmo de "luta de classes"? E a cada discussão que venho participando nas redes sociais sobre as eleições para presidência, vejo como é clara as divergências de ideias, os lados.

Meus pensamentos, a realidade concreta que consigo perceber e meus ideais ficam de um lado e os pensamentos, os depoimentos que contrapõem os meus e outras leituras de realidade ficam de um lado totalmente oposto. Em um ano de eleições e em meio a Copa do Mundo, que sofreu tantos ataques terroristas de que tudo seria um caos, tudo é campo fértil para o bom debate e a luta de ideias, com exceção dos idiotas que repetem e só sabem repetir o discurso fácil da Rede Globo e dessa mídia golpista que nos cerca, discurso raivoso, oportunista e incoerente, com esses eu não perco meu tempo.

Mas esses idiotas também chamam minha atenção, essas pessoas configuram tudo aquilo que precisamos combater, tudo aquilo que precisamos conquistar: a elevação do nível de consciência do povo! Marx disse também que "não é a consciência do homem que determina o ser, mas ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência", é exatamente isso.

Quem nunca teve um tio, ou pai desempregado na família, quem sempre teve primos que estudaram em Universidade Federal porque estudaram nas melhores escolas e ainda fizeram cursinho preparatório para passar no vestibular, quem sempre teve uma casa para morar e dinheiro para pagar consulta com bons médicos, não sabe e não consegue perceber quantos avanços sociais foram conquistados para as classes populares no Brasil nos últimos anos.

Pelo menos a maioria dessas pessoas não consegue fazer essa leitura. É como se eles vivessem em outro mundo, em outra classe. Puro embate ideológico discutir com alguém que defende a candidatura de Aécio Neves, candidatura essa que representa o caminho do retrocesso para tudo que conquistamos para o povo, representa um projeto político conservador, neoliberal, que deu as costas às necessidades do povo.

As pessoas que defendem este projeto não tem consciência do que representa programas como Minha Casa, Minha Vida, Mais Médicos, Prouni, Reuni, não sabem o que representa vivermos quase o pleno emprego em meio a maior crise do sistema capitalista no mundo. Estamos em uma encruzilhada histórica e ao invés de retroceder a luta é para que avancemos mais!

Precisamos despertar a consciência de classe revolucionária das pessoas! E como já disse, estamos em campo fértil para isso, somente conscientes de onde estamos, de quem somos e porque lutamos vamos garantir mais avanços. O povo deveria saber que todo o poder emana da gente, mas não sab ainda e é tarefa de quem já é consciente disso através da luta política diária, convencer mais mentes e corações para se somarem à luta por um país melhor, avante!

*É membro da direção estadual da UJS Pernambuco