Putin para Fidel: "Vamos apoiar os cubanos para superar o bloqueio" 

O presidente russo, Vladimir Putin, se encontrou com o líder cubano Fidel Castro e com atual presidente, Raúl Castro, na tarde da última sexta-feira (12), quando iniciou sua viagem de seis dias pela América Latina.

putin e fidel - Granma

No fraternal encontro, Raúl e Putin constataram o excelente estado das relações bilaterais, ratificaram a decisão política de cumprir a Agenda Econômica Bilateral 2012-2020 e confirmaram a disposição de aprofundar os vínculos nas esferas educativa, científico-técnica, cultural e esportiva. Ainda, trocaram pontos de vista sobre as perspectivas para incrementar os investimentos russos em Cuba e o fluxo do turismo dessa nação para o país caribenho. E dialogaram sobre temas da atualidade internacional.

Leia também:
Vladmir Putin: "Estamos interessados em uma América Latina unida"
Presidente da Rússia agenda visitas a Brasil, Argentina e Cuba

Putin depositou uma coroa de flores em um monumento a soldados soviéticos em Havana e outra no monumento ao herói nacional cubano José Martí. O presidente russo recebeu dos Conselhos de Estado e de Ministros de Cuba, a máxima condecoração da Ordem Nacional “José Martí”.

O presidente russo se reuniu com Fidel Castro, de 87 anos. Ambos lembraram os laços históricos entre seus países e povos, os vínculos econômicos e comerciais crescentes entre as nossas nações e ainda, conversaram acerca da situação internacional.

O comandante Fidel explicou ao presidente Putin os estudos que vem realizando acerca da possibilidade real de produção de alimentos nos países situados nas zonas tropicais e subtropicais de nosso planeta, como única forma eficiente, na atualidade, de enfrentar as graves ameaças derivadas da mudança climática e as consequências da distribuição desigual dos recursos naturais, lançando mão dos conhecimentos e das tecnologias indispensáveis.

"Vamos dar apoio aos nossos amigos cubanos para superar o bloqueio ilegal de Cuba", disse Putin. Na semana passada, a Câmara Alta do Parlamento russo aprovou um acordo do ano passado para cancelar 90 por cento dos 35,2 bilhões de dólares da dívida cubana em empréstimos concedidos pela União Soviética. O chefe de Estado russo disse que os 10 por cento remanescentes serão gastos em projetos de investimentos conjuntos na ilha.

Putin também visitou a Argentina e agora está no Brasil, onde participa da cúpula dos Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, em Fortaleza.

Da redação do Portal Vermelho,
Com informações de agências