Gustavo Petta quer ampliar os direiros dos Prounistas
Candidato a deputado estadual, Gustavo quer ampliar os direitos e a implantação de políticas públicas de permanência para os estudantes do Prouni.
Publicado 16/07/2014 10:51 | Editado 04/03/2020 17:16

Para mudar a política, é preciso uma nova atitude. Gustavo Petta é jovem, é experiente e a sua trajetória de vida está associada à luta nos movimentos sociais.
Filho de professores, Gustavo Petta sempre teve a educação como o ponto central da sua militância. Foi o único presidente reeleito da União Nacional dos Estudantes (UNE), quando ajudou o presidente Lula a criar o ProUni.
Depois de deixar o movimento estudantil, foi convidado e aceitou o desafio para ser secretário de Esporte e Lazer em Campinas, cidade onde nasceu e cresceu. Na sua gestão, o esporte foi colocado como meio de integração e um direito do cidadão.
Mais uma vitória na vida de Gustavo Petta foi a sua eleição para vereador de Campinas. Aprovou projetos importantes, atuando junto às lideranças comunitárias e foi considerado um dos parlamentares mais atuantes.
O reconhecimento veio com a eleição para deputado federal. Dessa vez, Gustavo Petta foi a Brasília com o objetivo de mudar a política e lutar por mais investimentos para São Paulo e para Campinas. Sua atuação parlamentar foi marcada pela aprovação histórica do Plano Nacional de Educação, com a garantia de 10% do PIB para o setor.
Para continuar mudando o jeito de fazer política, Gustavo Petta pede agora o seu voto para ser deputado estadual e ampliar as conquistas sociais de Lula e Dilma.
Com o seu apoio, Gustavo Petta vai realizar na Assembleia Legislativa de São Paulo um mandato participativo e transparente, firme na fiscalização das ações do poder executivo.
Para mudar São Paulo, Gustavo Petta propõe:
Educação
– Conquistar 10% do PIB estadual para a educação
– Criar o ProUni Paulista
– Garantir o passe-livre estudantil sem restrições
– Implantar o “Bom Prato Universitário”
– Bolsa-permanência para todos os prounistas de São Paulo
– Lutar pela criação da Universidade Federal de Campinas e mais investimentos na USP, UNESP e UNICAMP
Saúde
– Fortalecer a atenção básica de saúde
– Defender a manutenção do Programa Mais Médicos
Esporte
– Mais investimentos para reforma e construção de equipamentos esportivos
– Ampliar a Lei de Incentivo ao Esporte paulista
Juventude
– Criar espaços de vivência com equipamentos de cultura, esporte, internet livre e bibliotecas nas periferias e nas proximidades de escolas e faculdades
– Criar a Secretaria Estadual de Juventude e reestruturar o Conselho Estadual de Juventude
Cidades
– Ampliar as redes de metrô e trem com funcionamento 24 horas
– Elaborar uma nova política de segurança pública e acabar com o extermínio da juventude negra nas periferias
– Revitalizar o centro de São Paulo e descentralizar as oportunidades de trabalho e moradia
– Construir novas ciclovias
História
Juventude
Preside a União Campineira dos Estudantes Secundaristas (UCES) e o DCE da PUC-Campinas.
Movimento Estudantil
Preside a União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) e a União Nacional dos Estudantes (UNE). Conquista mais vagas nas universidades federais e ajuda o presidente Lula a criar o ProUni.
Secretário de Esporte
Cria a Virada Esportiva, inicia a construção do Centro Olímpico, constrói 26 km de ciclovias e coloca Campinas como subsede da Copa do Mundo.
Vereador
Preside a Comissão de Educação, Cultura e Esporte e aprova importantes projetos, como o que garante a entrada gratuita de menores de 12 anos em eventos esportivos.
Deputado Federal
Faz parte das comissões de Educação e Esporte e apresenta um projeto de lei que garante a bolsa de ajuda financeira para todos os estudantes do ProUni. Luta pela criação da Universidade Federal de Campinas.
Diálogo com SP
Como deputado federal, fortalece o canal de diálogo com o prefeito Fernando Haddad e a vice-prefeita Nádia Campeão, buscando mais investimentos para a cidade.