Boletim esportivo: Brasil convoca judocas para Mundial no Japão

No boletim desta quinta-feira (17), conheça quem vai defender o Brasil no mundial de judô do Japão. Além disso, confira também: Brasil terá duas vagas no golfe dos Jogos Olímpicos do Rio, o esgrimista Jovane Guissone assume liderança do ranking mundial, cidade de SP será sede do Mundial Universitário de Rúgbi feminino, entre outros destaques.

Por Humberto Alencar e Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho

judo radio

(ouça o boletim no final da matéria)

Convocados: conheça quem vai representar o Brasil no Mundial de judô

A seleção brasileira foi inscrita nesta terça-feira (16.07) junto à Federação Internacional de Judô para a participação no Campeonato Mundial 2014, entre os dias 25 e 31 de agosto, na Rússia. A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) utilizará as nove vagas a que tem direito no torneio individual (uma em cada peso, com possibilidade de dobra em duas categorias). Assim, a seleção será composta por:

48kg – Sarah Menezes (AJ Expedito Falcão/PI)
52kg – Erika Miranda (Minas TC/MG)
57kg – Rafaela Silva (Instituto Reação/RJ) e Ketleyn Quadros (Minas TC/MG)
63kg – Mariana Barros (SESI Bauru/SP)
70kg – Bárbara Timo (CR Flamengo/RJ)
78kg – Mayra Aguiar (Sogipa/RS)
+78kg – Maria Suelen Altheman (AJ Rogério Sampaio/SP) e Rochele Nunes (Sogipa/RS)

60kg – Felipe Kitadai (Sogipa/RS) e Eric Takabatake (EC Pinheiros/SP)
66kg – Charles Chibana (EC Pinheiros/SP)
73kg – Alex Pombo (Minas Tênis Clube/MG)
81kg – Victor Penalber (Instituto Reação/RJ)
90kg – Tiago Camilo (EC Pinheiros/SP)
100kg – Luciano Correa (Minas Tênis Clube/MG)
+100kg – Rafael Silva (EC Pinheiros/SP) e David Moura (Instituto Reação/RJ)

O Brasil está em 13º lugar no ranking de medalhas do Mundial de Judô em todos os tempos, com 34 pódios – 5 ouros, 10 pratas e 19 bronzes. O objetivo da CBJ é repetir o melhor resultado da história em quantidade de medalhas: seis no Mundial Rio 2013 com o ouro de Rafaela Silva(57kg), as pratas de Érika Miranda (52kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Rafael Silva (+100kg) e os bronzes de Sarah Menezes (48kg) e Mayra Aguiar (78kg).

Esgrimista Jovane Guissone assume liderança do ranking mundial da espada B

Depois de conquistar o ouro nos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012 e entrar para a história como o primeiro brasileiro esgrimista a alcançar uma medalha na modalidade, o gaúcho Jovane Guissone, agora, também pode comemorar outro feito inédito. O atleta de Barros Cassal tornou-se o líder do ranking mundial da Federação Internacional de Esportes para Amputados e Cadeirantes (IWAS, na sigla em inglês) na espada categoria B.

Brasil garante duas vagas no golfe nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, o Brasil terá a participação de, pelo menos, um jogador de golfe de cada gênero, masculino e feminino, por ser o país sede dos Jogos. Os critérios de classificação olímpica foram divulgados pela Federação Internacional da modalidade (IGF, na sigla em inglês) nesta segunda-feira (14.07).

Brasil é sede do Mundial Universitário de Rúgbi feminino

O Brasil está prestes a receber mais um evento esportivo mundial. A cidade de São José dos Campos, no interior paulista, acolhe, entre os dias 8 e 10 de agosto, o Campeonato Mundial Universitário de Rúgbi de Sete, organizado pela Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu, na sigla em inglês). O rúgbi é uma das novidades nos Jogos do Rio 2016, ao retornar aos Jogos após mais de 90 anos de ausência.

Ciclismo nacional leva quatro jovens para intercâmbio na Europa

Dando continuidade ao Projeto de Intercâmbio, que proporciona aos atletas treinamento e oportunidade de competir na Europa, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) enviou quatro atletas da base do ciclismo de estrada para um período de treinamento em Aigle, na Suíça. Os atletas serão supervisionados pela equipe multidisciplinar da UCI no Centro Mundial de Ciclismo (CMC).

Participam do projeto os ciclistas André Gohr, Rodrigo Quirino, Ana Paula Casetta e Renata Lopes. O objetivo inicial do grupo é fazer a preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, que serão disputados entre os dias 16 e 28 de agosto, em Nanquim, na China. O treinamento também visa o Mundial da modalidade, que será disputado entre os dias 21 e 28 de setembro, na Espanha.

Na China, brasileiros disputam competição mais importante do ano nos saltos ornamentais

A competição mais importante da temporada de 2014 de saltos ornamentais começou. Disputada até domingo (20.07), em Xangai, na China, os melhores saltadores do mundo encaram a Copa do Mundo da modalidade. O Brasil é representado por Juliana Veloso, Hugo Parisi e Cesar Castro.

Com 160 saltadores de 28 países, a competição conta com todos os campeões olímpicos de Londres 2012. Na primeira prova da competição, Juliana Veloso e Hugo Parisi participaram de uma prova mista inédita em competições da Federação Internacional de Natação (Fina) e terminaram na 11ª posição, com 255,80 pontos.

Atletismo: Brasil disputa Copa Pan-Americana de Combinadas

Seis atletas brasileiros participam, nesta quarta (16) e quinta-feira (17), da 3ª Copa Pan-Americana de Provas Combinadas, no Terry Fox Facility, na Baía de Monney, na cidade de Ottawa, no Canadá.

As provas combinadas são o decatlo, com participação apenas de homens e que combinam disputas de 10 provas divididas em dois dias de competição: 100m rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400m rasos, 110m com barreiras, arremesso de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1.500m rasos.

No feminino, a prova combinada é o heptatlo, exclusiva para as mulheres e com disputas de 110m com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200m rasos, salto em distância, lançamento de dardo e 800m rasos, também composta por dois dias de competições.
A equipe brasileira participará com dois atletas na categoria adulta e um na juvenil, no masculino e no feminino.

A carioca Tamara Alexandrino de Sousa é bicampeã da Copa Brasil Caixa de Combinadas. No Mundial de Juvenis de 2012, em Barcelona, na Espanha, ela ganhou a medalha de bronze.
No feminino, o país será representado ainda pela paulista Giovana Aparecida Cavaleti , no adulto, e pela pernambucana Laís Priscilla da Silva Pereira, no juvenil.

No masculino, a equipe é formada pelo paulista Victor de Souza Santos, que venceu a Copa Brasil Caixa, em abril, em São Bernardo do Campo (SP), e pelo paulistano Felipe Vinícius dos Santos, recordista sul-americano de juvenis, no adulto, e pelo mineiro Hellerson Pereira da Costa, nos juvenis.

Ouça o boletim na íntegra na Rádio Vermelho: