Evaldo Lima propõe homenagear pessoas que contribuíram com o cinema
O vereador Evaldo Lima (PCdoB) sugere por meio do projeto de lei de nº 0128/2014, instituir a Medalha Eusélio Oliveira, destinada a homenagear pessoas, físicas ou jurídicas, que tenham se destacado em ações relacionadas com o cinema ou com o audiovisual.
Publicado 21/07/2014 11:08 | Editado 04/03/2020 16:26
Evaldo aponta que a Medalha é uma forma de incentivo ao Polo Cinematográfico do Ceará, que há muitos anos realiza o Cine Ceará, um dos maiores festivais de cinema do país, revelador de novos talentos, e explica porque a Medalha recebe o nome de Eusébio Oliveira.
“Eusébio Oliveira foi jornalista, advogado, cineclubista, crítico de cinema e poeta. Eusélio Oliveira coordenou o projeto pioneiro de ensino de audiovisual no Ceará e abriu caminho para vocação e formação de jovens cineastas no Estado, além de ter fundado o cinema de Arte Universitário, hoje Casa Amarela Eusélio Oliveira”.
Segundo o documento, a escolha de pessoas e/ou entidades a serem agraciadas, será feita por uma comissão composta por um representante da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara de Fortaleza, indicado pelo presidente da Comissão, um representante da Secretaria de Cultura de Fortaleza, um representante das categorias profissionais vinculadas ao Cinema e ao Audiovisual, um representante dos estudantes do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC e da Unifor, um professor do Curso de Cinema da UFC e um professor da Casa Amarela Eusélio Oliveira.
As indicações poderão ser encaminhadas pelos vereadores e vereadoras, ou por qualquer pessoa física ou jurídica, ao presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara, por meio de um ofício entregue no protocolo da Câmara Municipal de Fortaleza, durante a primeira quinzena do mês de maio de cada ano.
O documento aponta também que a Medalha Eusélio Oliveira será entregue aos agraciados no dia do Cinema Brasileiro, 19 de junho, ou primeiro dia útil posterior a esta data, em Sessão Solene que acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, convocada especificamente para este fim.
O projeto de lei atualmente se encontra na Comissão de Legislação, Justiça e da Cidadania e foi encaminhada para o recebimento de parecer do relator.
Fonte: Câmara de Fortaleza