Metalúrgicos de Maragogipe (BA) iniciam nova fase de luta

Cerca de 800 metalúrgicos do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP), em Maragogipe na Bahia, iniciaram uma nova fase de luta da categoria depois de uma assembleia geral realizada na última quinta-feira (17).

Metalúrgicos de Maragogipe - Reprodução

De acordo com o sindicato, a situação dos trabalhadores é delicada por conta do imbróglio jurídico que envolvia o controle da entidade. A diretoria que foi eleita em 2010 – cm apoio da Fitmetal e da CTB – só recebeu a Carta Sindical junto ao Ministério do Trabalho no começo deste mês de julho. Em todo esse intervalo os interesses dos trabalhadores foi deixado de lado.

“Estamos aqui para começar um novo tempo”, afirmou Aurino Pedreira, presidente da CTB-BA e da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos e Mineradores (Fetim) do estado. “Estamos quatro anos atrasados”, complementou o dirigente.

Problemas

Segundo os trabalhadores, a categoria convive com uma série de problemas no estaleiro. As reclamações dizem respeito a reajuste salarial, PLR defasada, planos odontológico e de saúde com pouca abrangência, denúncias de assédio moral, dupla função e distorções salariais.

Diversos jovens da região também compareceram à assembleia pare reclamar que, apesar da existência de vagas no Estaleiro e de novos trabalhadores terem sido contratados nos últimos meses, a mão de obra local tem sido rejeitada pela empresa.

Mariana Serafini, da redação do Vermelho