Xi Jinping recebe honraria como símbolo de amizade com a Venezuela

O presidente chinês, Xi Jinping, recebeu neste domingo (20) em Caracas, capital da Venezuela, a Ordem do Libertador, concedida pelo presidente do país, Nicolás Maduro. No mesmo dia, Xi visitou o túmulo do líder da libertação nacional e latino-americana, Simón Bolívar.

china e venezuela - Reuters

Acompanhado pelo presidente venezuelano, Xi Jinping colocou flores em frente ao túmulo de Simón Bolívar, em homenagem ao herói nacional da Venezuela e libertador da América do Sul.

Xi Jinping escreveu, no livro de assinaturas: "mártir nacional, brilho eterno". Maduro ofereceu uma espada de Bolívar ao presidente chinês, o que simboliza a amizade entre os dois países.

Leia também:
Xi Jinping propõe investimentos de R$ 25 bilhões para a América Latina
Brasil e China promovem relações bilaterais abrangentes e estratégicas
"Brics e Unasul são blocos convergentes", afirma Nicolás Maduro
Brics e Unasul discutem cooperação estrutural durante Cúpula

A Ordem do Libertador é a distinção mais alta da Venezuela para os líderes estrangeiros. Na cerimônia, Nicolás Maduro elogiou a tradição amigável e a cooperação de benefícios mútuos entre a China e o seu país.

Segundo o presidente venezuelano, a China é figura importante na manutenção da paz e justiça no mundo e a concessão da honraria serve para exaltar a contribuição do presidente chinês na promoção das relações bilaterais e da paz mundial.

De acordo com Xi Jinping, a homenagem demonstra a grande importância que o governo venezuelano dá às relações com a China. O presidente chinês citou as palavras do ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez, dizendo que a amizade sino-venezuelana é sólida e indestrutível como a Grande Muralha.

Xi Jinping afirmou que a China está confiante no desenvolvimento da parceria estratégica global com o país sul-americano e vai promover as relações bilaterais a um novo patamar. O líder chinês realiza um tour pela América Latina, com visitas ao Brasil, Argentina, Venezuela e Cuba, onde chega ainda nesta segunda.

Com informações da Rádio China Internacional