Caixa preta do avião malaio abatido será entregue a investigadores

A Malásia vai entregar as caixas pretas do vôo MH17 à missão internacional de investigação, uma vez que esta seja formada, afirmou na terç-afeira (22) o premiê malaio, Najib Razak. O Ministério da Defesa da Bélgica publicou uma declaração dizendo que um avião do país partiu de Bruxelas na segunda-feira (21) em direção à capital da Ucrânia para escoltar os aparelhos.

Avião Malásia - AFP / Alexander Khudoteply

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que seu país dedicará todo o esforço para garantir uma investigação completa e transparente. Ele também prometeu plena cooperação com os outros lados envolvidos e ainda criticou o ataque de tanques do exército ucraniano a Donetsk no dia em que as forças locais de autodefesa entregaram as caixas pretas à Malásia.

Os chanceleres da União Europeia pediramuma investigação "justa e independente" sobre a queda da aeronave, em que os 298 passageiros morreram. Em declaração divulgada durante uma reunião em Bruxelas, na segunda, os chanceleres também saudaram a posição do Conselho de Segurança da ONU sobre o incidente.

O texto pediu à milícia ucraniana que facilite a entrada da equipe de investigação no local do acidente. A entidade pediu também que a Rússia ponha o fim ao transporte de armas para a milícia do leste da Ucrânia e ameaçou lançar novas sanções ao país.

O embaixador russo na União Europeia, Vladimir Chischov, disse desejar que as diversas partes não tratem o incidente como um assunto político e reafirmou que a sanção econômica contra a Rússia é uma "rua sem saída.

Fonte: Rádio China Internacional