Futebolista brasileiro é convocado para a guerra na Ucrânia

O sonho de jogar na Europa pode estar se tornando um pesadelo. O paulista Edmar Lacerda, de 34 anos, naturalizado ucraniano desde 2011 e que atualmente defende o Metalist, foi convocado pelas forças armadas da Ucrânia, país que passa por violentos conflitos em sua região leste.

Edmar Lacerda

O meia é casado com uma ucraniana e conseguiu a cidadania em 2008, quando saiu do Tavriya Simferopol, da Crimeia, região que deixou de pertencer à Ucrânia e foi reintegrada à Rússia em março.

Ele foi jogar pelo Metalist, clube de Carcóvia. Agora recebeu um chamado para o serviço militar. No entanto, os dirigentes do novo clube o tranquilizaram dizendo que resolverão à situação.

Edmar Lacerda foi contratado pelo Tavriya em 2002, depois de ter atuado no Paulista e no Internacional de Porto Alegre. Ele fez sucesso na Ucrânia e, com a naturalização, disputou partidas importantes pela seleção do futebol do país, como a vitória ucraniana por 2 a 0 no primeiro jogo contra a França, em Kiev, da repescagem europeia para a Copa do Mundo de 2014.

Os franceses, porém, conseguiram a classificação na volta, em Paris, ao ganharem por 3 a 0.

Fonte: Voz da Rússia