Estudantes protestam contra a candidatura de Arruda ao GDF
Nessa quinta-feira, 24, jovens realizaram uma manifestação no mezanino da Rodoviária do Plano Piloto lembrando os casos de corrupção que envolveu a gestão do ex-governador José Roberto Arruda. Para o grupo Mais Amor Menos Arruda, seu retorno para o Palácio do Buriti seria um desrespeito à população.
Publicado 25/07/2014 14:28 | Editado 04/03/2020 16:38

Em 2009, Arruda protagonizou um dos maiores esquemas de distribuição de propina em troca de apoio político da história do Distrito Federal. Deputados e empresários do DF, como Paulo Otávio, seu vice na época, “foram responsáveis por uma enorme vergonha que tomou os brasilienses”, apontou a militante da União da Juventude Socialista Patrícia de Matos.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal condenou por improbidade administrativa, em segunda instância, Arruda e a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN) no dia 9 de julho desse ano. A ação é referente à operação Caixa de Pandora, que investigou o esquema de corrupção que ficou conhecido como mensalão do DEM.
Ônibus lotados, violência, saúde e educação precária foram marcas dessas alianças históricas de governos do DF à máfia do transporte, à especulação imobiliária e o descaso com as principais necessidades e direitos dos moradores dessa terra, lembraram os manifestantes.
Ainda de acordo com o estudante Mateus Diniz, presente no ato pela impugnação da candidatura de Arruda, “as ruas de Brasília devem ser tomadas por cidadãos pela retirada dessa candidatura que mancha a história de Brasília”. Mateus fez um apelo especial para que jovens e trabalhadores se juntem aos protestos.
Iberê Lopes, estagiário de Comunicação
Edição: Pedro Oliveira