Mercosul une esforços para melhorar condições vida da população

Durante a reunião de cúpula do Mercosul realizada nesta quarta-feira em Caracas, a embaixadora venezuelana Isabel Delgado afirmou que o bloco concentra esforços para melhorar as condições de vida dos cidadãos da região.

Reunião de Cúpula do Mercosul em Caracas - Assessoria da presidência da Argentina

Para solucionar os problemas de quem vive nos países membros (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela), o Mercosul planeja criar facilidades, como um passaporte único para viajar livremente nessa zona. Desta forma, o Mercosul revaloriza a dimensão da nacionalidade regional nos estados membros, e inclusive, planeja estender aos países associados Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Os países buscam implementar ações coletivas para evitar a migração de crianças latino-americanas, que vão para os Estados Unidos em busca de empregos rentáveis e normalmente terminam realizando um trabalho semi-escravo.

A embaixadora afirmou ainda que o Mercosul também se dedica à construção de uma grande zona econômica onde todos os países possam participar com suas potencialidades e possam ser beneficiado uns pelos outros.

“O falecido presidente venezuelano, Hugo Chávez, viu muito claro o papel desse organismo na construção de um espaço comum econômico, financeiro, comercial e produtivo”, destacou Delgado.

De acordo com a embaixadora, cria-se instituições para mudar a arquitetura financeira do planeta e conformar uma zona econômica complementar entre o Mercosul, a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba), PetroCaribe e a Comunidade do Caribe (Caricom).

“Realizar investimentos conjuntos, impulsionar a produção e a exportação de bens e serviços na região sul-americana estão entre os objetivos promovidos pela Venezuela durante sua presidência temporária, e que agora Argentina dará continuidade”, explicou a embaixadora.

Fonte: Prensa Latina