Metalúrgicos de Manaus reivindicam 13,1% de reajuste salarial

Os 92 mil trabalhadores da indústria metalúrgica de Manaus (AM) reivindicam reajuste salarial de 13,15% a partir de 1º de agosto. Nas negociações que começaram nesta segunda-feira (28), a direção do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas propôs um ganho real de 4% acima da inflação anual medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que somou 6,5%, e mais 3% a título de produtividade.

Metalúrgicos de Manaus em greve - Marko Ajdaric

De acordo com o estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), os trabalhadores do setor recebem, em média, R$ R$ 2.127 por mês.
Creche, universidade para todos, PLR e plano odontológico estão entre os outros pontos pleiteados na convenção coletiva atual.

“Temos até dia 31, quando será realizada a assembleia, mas já estamos parando as empresas meia hora pela manhã para explicar a convenção aos trabalhadores”, informa o presidente do sindicato, Valdemir Santana.

No ano passado, a categoria conseguiu, no final das negociações, aumento de 12%, com ganho real de 5,1%, considerando o INPC, que somou alta de 6,9%. Na ocasião, o sindicato ameaçou paralisar as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), mas o acordo com os representantes do sindicato patronal foi firmado no dia da data-base, 1º de agosto.

O presidente do Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares (Sinaees/patronal), Celso Piacentini, tenta montar o cenário dizendo que o aumento deve ser menor que o de 2013, ao justificar que a economia na época era melhor.

'O aumento do ano passado foi substancial e esse ano houve uma mudança no período de sazonalidade com a produção para atender ao comércio voltado para a Copa do Mundo. Isso causou uma certa euforia mas, agora, o ritmo volta à normalidade', observou.

Greve

Na madrugada da última terça-feira (22), os dirigentes sindicais do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM) lideraram uma paralisação dos trabalhadores da empresa Lenovo por conta de demissões irregulares realizada pela direção da empresa.

Diante do ocorrido, a direção da Lenovo se reuniu com a diretoria do Sindmetal e se comprometeu a suspender as demissões de cipeiros, pessoas com doenças ocupacionais, trabalhadores com estabilidade e os operários que estão em vias de receber promoção.

Fonte: CTB