Especialistas da OMS continuam debates sobre ebola 

Especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) continuam reunidos nesta quinta-feira (7) em Genebra para definir se a doença do ebola, que afeta países da África ocidental, supõe uma emergência de saúde pública de alcance mundial. 

Trabalhadores da saúde carregam corpo de morto por ebola

Os membros do Comitê de Emergência do órgão continuam os debates que começaram na quarta (6), cujos resultados devem estar prontos na sexta-feira (8).

Se for declarada emergência, os especialistas poderiam recomendar medidas provisórias para frear a disseminação da doença, tais como fechamento de fronteiras, aeroportos e portos tanto a pessoas como a mercadorias; a anulação de eventos públicos, e toda outra atividade que possa ajudar a propagação do vírus.

Uma emergência de saúde pública de alcance mundial é definida como um "evento extraordinário susceptível de representar um risco de saúde pública para outros Estados, com a expansão da doença a nível internacional e requer potencialmente uma resposta coordenada no âmbito internacional", informa a OMS.

Desde que começou a eclosão do ebola em março passado, foram registrados mais de 1.700 casos e quase mil mortes em quatro países, Guiné, Liberia, Serra Leoa e Nigéria.

O ebola é uma febre hemorrágica mortal, que age com rapidez e se contagia com facilidade. Caracteriza-se por vômitos, febre e diarreia.

Fonte: Prensa Latina