Conselho de Juventude aponta desafios para futuros governantes
O presidente do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), Caruso Costa, mencionou, nesta quinta-feira (14), em debate na Band News FM, alguns dos desafios que os próximos governantes terão que enfrentar para melhorar as condições de vida dos jovens baianos. Para a liderança, é preciso investir, cada dia mais, em escolas que atraiam os jovens, e fortalecer as universidades estaduais e federais, incentivando a carreira acadêmica.
Publicado 14/08/2014 18:36 | Editado 04/03/2020 16:15
Ao ser questionado sobre a proposta de redução da maioridade penal, o representante do Cejuve se posicionou contra, e reforçaou a necessidade de trabalhar nas causas ao invés de nas consequências, incluindo a juventude em atividades produtivas, nas áreas da cultura, educação e esporte. “Depois que os direitos fundamentais forem garantidos, podemos pensar em um debate da redução da maioridade penal”, disse.
Caruso citou como exemplo, a unidade de ensino em tempo integral, que pode oferecer o “estudo convencional em um turno e possibilitar, no outro, aulas de música, teatro e dança”. Ele divulgou ainda a campanha pela aprovação do projeto de lei 20.886/2014, que cria o Cejuve, atualmente regulamentado via decreto.
Segundo o presidente do Conselho, esse espaço seja garantido, independentemente do governo.
"Não podemos esperar que todos os governantes tenham a mesma sensibilidade que os da atualidade tiveram”.
Também participou do debate o coordenador do Centro de Referência Integral de Adolescentes (Cria), André Araújo. A conversa faz parte da série de entrevistas que antecede as eleições na rádio.
De Salvador,
Maiana Brito