Militantes da UJS são destaque em campanha da ONU

Desde 1999 comemora-se, no dia 12 de Agosto, o Dia da Juventude. Nesta data acontecem diversos debates, encontros e campanhas ao redor do planeta buscando conscientizar governos e as pessoas em geral para a importância da implementação de políticas públicas onde o foco seja o jovem.

UJS - ONU - ONU

Nesta terça-feira (12) a ONU estampou em sua página oficial fotos de diversos jovens da UJS, como símbolos da juventude.

Após protagonizar o encontro com a presidenta Dilma Rousseff na segunda-feira (11), a maior juventude da América Latina emprestou seu rosto e sua luta para a Organização das Nações Unidas produzir sua campanha em defesa dos jovens.

Os militantes socialistas Samuel Oliveira e Caroline Silva foram alguns dos jovens retratados na campanha “Juventude Negra, contra o racismo e pela paz” na página da ONU.

No Brasil, o grupo interagencial das Nações Unidas para Juventude promoveu, na sede das Nações Unidas, em Brasília (DF), um dia de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Juventude.

Samuel Oliveira, militante da UJS
A Juventude no Brasil

No mundo, uma em cada cinco pessoas hoje tem entre 15 e 24 anos e quase 85% dessa população jovem vive em países em desenvolvimento. Segundo o Censo de 2010, os jovens brasileiros de 15 a 29 anos (intervalo que determina a condição de jovem no País, segundo o Estatuto da Juventude) representam cerca de 25% da população e formam um grupo bastante heterogêneo. Além da diversidade, a desigualdade é um elemento marcante deste grupo, fortemente influenciada pelo preconceito, pela discriminação racial e pelo racismo, de acordo com o site oficial da ONU.

A Agenda Juventude Brasil: Pesquisa Nacional Sobre Perfil e Opinião dos Jovens Brasileiros 2013, publicada pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), mostra que seis em cada dez jovens se declararam pretos (15%) ou pardos (45%). Segundo o mesmo levantamento, existe um fator que está no topo da preocupação desses jovens: a violência.

Fonte: UJS com Portal Brasil