Eleições 2014 – Tucano abre vantagem de 13 pontos

A segunda rodada da pesquisa Ibope/TV Anhanguera, realizada dos dias 10 a 12 de agosto, mostra o governador Marconi Perillo (PSDB) na frente da corrida ao governo estadual com 13 pontos de vantagem do principal adversário, o ex-governador Iris Rezende (PMDB). No levantamento, Marconi aparece com 41% das intenções de voto e o peemedebista, com 28%.

O ex-prefeito de Senador Canedo e empresário Vanderlan Cardoso (PSB) aparece com 6% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide (PT) tem 5%. Os candidatos Marta Jane (PCB) e Alexandre Magalhães (PSDC) alcançam 1%, cada um. O candidato do PSOL, Weslei Garcia, não pontuou.
O porcentual de eleitores que pretendem votar em branco ou nulo permanece o mesmo (9%), enquanto outros 9% se mostraram indecisos. A pesquisa ouviu 812 eleitores goianos, em 41 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa anterior, feita dos dias 29 a 31 de julho, a diferença entre Marconi e Iris era de 9 pontos. Apesar do crescimento, o cenário ainda aponta segundo turno – a soma dos seis adversários do governador dá 41 pontos.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que a cartela de candidatos ao governo não é apresentada aos eleitores, Marconi aparece com 29% das intenções de voto, ampliando também a vantagem. Iris Rezende tem 16%.
Neste item, Gomide e Vanderlan aparecem empatados tecnicamente, mas com o petista à frente (4% a 2%). Os eleitores que responderam não saber em quem votar somam 38% – 8 pontos porcentuais a menos que no levantamento anterior. Outros 10% dos entrevistados responderam que vão votar nulo ou branco. Outros nomes citados alcançaram 1%.

Rejeição

Marconi tem o maior porcentual de rejeição entre os candidatos ao governo. Dos 812 entrevistados, 25% responderam que não votariam no candidato tucano de jeito nenhum. Iris tem rejeição de 20%. Vanderlan e Gomide empatam com os menores porcentuais de resistência do eleitorado – 9% cada um.
Dos eleitores consultados, 16% responderam que poderiam votar em todos os candidatos e 21% não souberam responder.
No levantamento anterior, Marconi tinha 29% e Iris, 24% de rejeição.

Presidência

A TV Anhanguera não divulgou, nesta quinta-feira, 14, os dados da corrida à Presidência por conta da morte do candidato do PSB, Eduardo Campos, em acidente de avião na quarta-feira, 13. O levantamento foi realizado dos dias 10 a 12 de agosto, portanto, antes da tragédia.
Considerando os dois primeiros colocados da pesquisa, a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, cresceu 9 pontos e aparece com 38%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, registrou 23%. Na anterior, ele tinha 24%.

(Com informações do Jornal O Popular, de 15/08/14)