Evaldo Lima destaca ações do Governo Estadual na área da segurança

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) utilizou seu tempo no grande expediente desta quinta-feira, 21, para destacar as ações do Governo Estadual em investimentos na Segurança Pública do Ceará. De acordo com o parlamentar, Cid Gomes é o Governador que mais investiu em segurança na história do Estado.

Evaldo ressaltou que o problema de segurança pública acontece em todo o país, e acredita que a gestão do Governador Cid Gomes ainda precisa avançar, mas conseguiu várias conquistas em diversos aspectos.

“A cada três policiais no Ceará, dois foram colocados na gestão Cid Gomes. Outro elemento importante para o debate estratégico foi a implantação da Academia de Segurança do Estado do Ceará. Isso quer dizer um trabalho integral da Polícia Militar e Civil. Temos também o programa Ronda do Quarteirão, e eu acredito na ideia da polícia comunitária, que dialoga com a população e escuta seus problemas”, afirmou.

Evaldo também destacou os avanços no sistema de educação do Brasil. Ele lembrou que depois do fim da ditadura militar, apenas 11% dos jovens de 18 a 24 anos estavam na educação superior e apontou que a qualidade de ensino e as chances de pessoas de baixa renda entrarem em universidades começou a melhorar a partir da gestão do Presidente Lula.

“Houve, de 2003 a 2010, um salto de 45 para 59 universidades federais, o que representa a ampliação de 31%. Além do Reuni, que contribuiu para a expansão das universidades federais, Lula criou o ProUni, um programa que oferece a possibilidade de bolsas integrais e parciais em qualquer curso, tanto em instituições filantrópicas, como com fins lucrativos, sendo destinado a pessoas de baixa renda que estudaram em escola pública e realizaram o Enem”, comentou.

Evaldo apontou que na atual gestão do Governo Federal foi aprovado o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec, e o programa Ciência Sem Fronteiras, que oferece oportunidade aos jovens de estudarem graduação e pós-graduação em instituições estrangeiras.

“Diante desse quadro é nítida a preocupação com a educação superior e técnico profissionalizante como instrumento de desenvolvimento estratégico do Brasil, algo que havia sido banido durante o período neoliberal. Também são evidentes os esforços para expandir o acesso ao setor, fazendo jus à máxima constitucional de que a educação é um direito de todos”, concluiu.

Fonte: Câmara de Fortaleza