Irã denuncia na ONU violação de seu espaço aéreo por Israel

O Irã denunciou, nesta quinta-feira (28), na ONU (Organização das Nações Unidas) a recente violação do seu espaço aéreo pelo regime israelense. O governo iraniano alertou ainda para as possíveis consequências da atitude de Israel, considerada agressiva.

Irã - HispanTV

Uma carta com a reclamação iraniana foi encaminhada para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon; para o presidente do Conselho de Segurança da ONU; para o embaixador britânico Mark Lyall Grant e para o presidente da Assembleia Geral da ONU, John W. Ashe.

Na carta, o Irã denuncia a violação de seu espaço aéreo em 23 de agosto, por uma aeronave não tripulada que tinha como missão espionar as instalações nucleares do país.

O texto explica ainda que as forças militares do Irã destruíram o equipamento israelense e afirma que "este ato, que perpetua as ameaças implacáveis contra os iranianos, é uma clara violação da integridade territorial e da soberania nacional do país e vai contra os princípios do direito internacional e da Constituição da ONU”.

Ainda segundo a carta, “este ato agressivo do governo de Tel Aviv constitui uma ameaça para a paz e para estabilidade na região, por isso, é imperativo que a comunidade internacional, especialmente o Conselho de Segurança da ONU, condene este fato da maneira mais forte possível”.

O documento lembra também o direito do Irã de tomar qualquer medida de defesa para proteger seu território e alerta para as terríveis consequências deste ato, considerado como uma grave provocação.

No final da carta, o governo iraniano pediu para que os altos funcionários das Nações Unidas publicassem o texto como um documento do Conselho de Segurança da ONU.

No último domingo (24), as forças militares iranianas emitiram um comunicado informando a derrubada de um avião-robô espião israelense próximo a usina de enriquecimento de urânio em Natanz.

De acordo com o comandante da Força Aeroespacial iraniana, Amir Ali Hayizade, a aeronave era modelo Hermes, com um raio de operação de 800 quilômetros e capacidade de voo de 1.600 quilômetros.

Da redação do Vermelho
com informações da Hispan TV