Palestinos fazem ato para agradecer solidariedade da América Latina

Centenas de palestinos carregaram fotos do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, do ex-presidente venezuelano, Hugo Chávez, e do atual líder da Venezuela, Nicolas Maduro, durante uma marcha realizada nesta terça-feira (2) em Gaza, para agradecer a solidariedade latino-americana.

Fidel Castro - Reprodução

Convocada pela Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP), a manifestação passou por vários pontos da Faixa de Gaza e os manifestantes marcharam cantando músicas de apoio a América Latina e de protesto contra a agressão militar israelense que durou 50 dias.

Além das fotos de Chávez, que rompeu relações com Israel após o ataque anterior a Gaza, os membros da FPLP e os simpatizantes também levantaram fotos de Ghassan Ben Jeddou.

Ben Jeddou é o presidente do canal televisivo pan-árabe Al-Media Corporation Mayadeen, que realizou uma cobertura realista sobre os bombardeios das forças sionistas e sobre a forte resistência do povo palestino.

Os participantes no movimento popular também empunharam cartazes com a imagem de Sheikh Hassan Nasrallah, secretário-geral do movimento xiita libanês Hezbollah, cujo apoio a organizações palestinas foi fundamental.

Além disso, os habitantes de Gaza andavam pelas ruas, nas ruínas de casas e prédios bombardeados pelo exército israelense, com bandeiras do Irã e da Síria, os dois únicos países do Oriente Médio que mantêm o apoio invariável a causa palestina.

A marcha foi idealizada para celebrar a vitória alcançada pelo povo palestino e, em particular, os movimentos de resistência do Hamas e da Jihad Islâmica, que conseguiram fazer com que Israel aceitasse uma trégua duradoura.

O líder da FPLP Kaed Al Ghoul, pediu uma maior unidade nacional para mostrar lealdade ao sangue dos dois mil palestinos que morreram no conflito e os mais de 10 mil feridos por conta das agressões israelenses.

Durante um evento similar realizado em 27 de agosto na embaixada palestina em Beirute, o membro do Conselho Nacional Palestino (Parlamento) Salah Salah disse que a América Latina estava na vanguarda da solidariedade com Gaza durante a agressão israelense.

“Os líderes de seus países tomaram decisões ousadas contra Israel e em apoio à Palestina”, disse o parlamentar ao entregar placas de reconhecimento aos chefes das missões de Cuba, Venezuela, Equador, México, Chile, Paraguai, Argentina, Brasil e Bolívia.

Da redação do Vermelho,
com informações da Prensa Latina