Antiterrorista cubano participa de ato do Partido Comunista Português

O antiterrorista cubano René González chegou, nesta quinta-feira (4), em Portugal, onde participará do festival do jornal comunista Avante e terá reuniões com grupos de parlamentares, autoridades políticas regionais e organizações sociais e de solidariedade.

René González antiterrorista cubano - AVN

René foi detido nos Estados Unidos em 12 de setembro de 1998, junto a Antônio Guerrero, Fernando González, Ramón Labañino e Gerardo Hernández por alertar a Cuba sobre as agressões planejadas desde o território estadunidense por grupos terroristas de Miami.

“Os Cinco”, como são conhecidos internacionalmente, foram submetidos a um juízo cheio de irregularidades e condenados a longas e injustificadas penas nos Estados Unidos.

Tanto René como Fernando estão novamente em Cuba, depois de cumprir de maneira integral a sanção à que foram submetidos, mas os outros três companheiros ainda permanecem na prisão, apesar da intensa campanha internacional para conquistar imediatamente a liberdade condicional.

Em Portugal “existe um forte sentimento de solidariedade e simpatia com a causa humanitária, nobre e justa que é a liberdade de Antônio, Gerardo e Ramón e inúmeras iniciativas de solidariedade com OS Cinco tem sido promovidas ao longo dos anos”, disse a embaixadora cubana em Portugal, Johana Ruth Tablada.

De acordo com a embaixadora, uma das iniciativas foi a recente reivindicação feito por um grupo de deputados na Assembleia Legislativa de Portugal aos presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para que faça uso de seu poder constitucional e coloque em liberdade os antiterroristas cubanos.

Este documento foi elaborado pouco depois da visita a Portugal de Elizabeth Palmeiro, esposa de Ramón Labañino, que se reuniu com dezenas de legisladores.

O texto foi assinado por mais de 20 representantes de praticamente todas as forças políticas presentes no parlamento, entre eles, Antônio Filipe, do Partido Comunista Português, e Eduardo Ferro Rodríguez, do Partido Socialista.

Os parlamentares portugueses destacaram que ao longo dos últimos anos se multiplicaram em todo o mundo os protestos pela libertação dos cubanos, entre os quais figuram várias personalidades ganhadoras do Prêmio Nobel, assim como o antigo fiscal geral dos Estados Unidos, Ramsey Clark.

Outra personalidade lusa que se somou à causa pelos Cinco foi o ex-primeiro-ministro Mario Soares, quem em maio de este ano demandou a Obama tomar uma decisão neste sentido em um artigo publicado na revista Visión.

“Libertar os antiterroristas seria uma medida positiva que contribuiria para melhorar as relações dos povos da América Latina com os Estados Unidos”, disse Soares.

O tema estará presente na Festa do Avante, realizada entre os dias 5 e 7 de setembro e onde acontecerá um ato para exigir o imediato retorno de Antõnio, Ramón e Gerardo a sua pátria.

René González será um dos principais oradores nesta atividade, programada para o próximo domingo (7) no Pavilhão da Solidariedade.

Fonte: Prensa Latina