Irã quer cooperação com a Rússia para enfrentar sanções ocidentais

O Irã planeja reforçar a cooperação com a Rússia e a China para enfrentar as sanções ocidentais, informa a agência de notícias iraniana FARS, citando Mansour Moazami, vice-ministro do Petróleo iraniano como fonte da informação.

Irã - HispanTV

“Começamos um trabalho sério com a China e a Rússia (no setor energético)”, declarou Moazami.
ainda segundo ele, "foi precisamente nomeado o ministro do Petróleo do Irã e não o ministro das Relações Exteriores para dirigente da comissão intergovernamental russo-iraniana para a cooperação comercial e econômica. A interação com Moscou e Pequim visa resistir às sanções ocidentais lançadas contra o Irã".

Segundo outro vice-ministro do Petróleo do Irã, Ali Majedi, entre o Irã e a Rússia planeja-se a assinatura de um acordo sobre o reforço da cooperação econômica. Nomeadamente, espera-se que nos próximos dias Alexander Novak, ministro da Energia da Rússia, e Bijan Namdar Zanganeh, ministro do Petróleo do Irã, assinem um acordo.

Os iranianos têm sido vítimas de sanções de países ocidentais, especialmente os EUA, por conta do seu desenvolvimento de energético nuclear. O país defende o seu direito de produzir produtos não bélicos com este tipo de tecnologia, no entando, parte da comunidade internacional influenciada pelos norte-americanos não aceita esta posição, mesmo o governo do Irã afirmando estar disposto a receber inspeções.

Da redação do Vermelho,
com informações da Voz da Rússia