Egito será sede de encontro de doadores para a reconstrução de Gaza

O governo do Egito confirmou, nesta quarta-feira (10), que a capital do país vai sediar, no dia 12 de outubro, a conferência de doadores mundiais para a reconstrução da Faixa de Gaza.

Gaza - AFP

Esse território palestino foi devastado por uma poderosa agressão militar israelense que durou cerca de dois meses e matou mais de dois mil civis, a maioria mulheres e crianças.

Após a confirmação, ocorreu uma uma entrevista dos ministros das Relações Exteriores egípcio, Choukri Sami, e norueguês, Boerge Brende, que visitou Gaza no início desta semana.

O chefe do país nórdico, disse que Gaza, alvo de ataques semelhantes em 2008, 2009 e em 2012, parece uma área devastada por um terremoto.

Na terça-feira (9), a ONU e o governo palestino convocaram uma reunião global de doadores para arrecadar 550 milhões de dólares, importantes para atender às necessidades mais urgentes dos moradores de Gaza, uma das áreasmais superlotadas e pobres da região.

A agressão israelense contra Gaza, que começou no início de julho, causou a destruição de grande parte da infraestrutura local e o deslocamento de dezenas de milhares de pessoas, a maioria das quais estão vivendo a céu aberto, uma situação que pode agravar a crise humanitária já que o inverno se aproxima.

Da redação do Vermelho,
com informações da Prensa Latina