Palestinos e israelenses reiniciarão diálogos no Cairo

Delegações dos palestinos de Gaza e de Israel reiniciarão neste mês as conversas indiretas no Cairo, capital egípcia, conforme as declarações de um representante do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas).

Blindados israelenses

“Esperamos que os egípcios divulguem a data exata (do recomeço das conversas indiretas), disse, nesta quinta-feira (11), Musa Abou Marzouk, vice-chefe do Comitê Político do Hamas”.

As últimas negociações entre as partes aconteceu no fim de agosto e terminou com um acordo de trégua, que conteve a onda de ataques do exército israelense na Faixa de Gaza. A investida militar do governo de Tel Aviv tirou a vida de mais de dois mil palestinos, a maioria mulheres e crianças, segundo estatísticas da ONU.

O frágil acordo tem sido violado de forma intermitente por Israel, mas facilitou a chegada à Faixa de Gaza de ajuda humanitária para atender ao grande número de feridos provocado por quase dois meses de ataques do exército de Tel Aviv, um dos 10 mais poderosos do mundo.

As possibilidades de sucesso das negociações são poucas, pois os palestinos exigem o fim do bloqueio de quase oito anos imposto na região, a ampliação da zona costeira na qual os pescadores possam pescar, a reabertura do aeroporto e do porto e a liberdade de visitar Jerusalém.

Por sua vez, Israel quer ver as organizações palestinas desarmadas, única defesa da faixa, uma demanda recusada a priori pelo Hamas, que se integrou ao governo palestino no início de junho passado.

Esse acordo de reunificação provocou a ira no governo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que decretou o fim das conversas de paz com os palestinos, em curso e sem resultados desde julho de 2013.

Fonte : Prensa Latina