Datafolha e Vox Populi confirmam: Dilma cresce e Marina cai

As duas pesquisas divulgadas na última quarta-feira (10/09) sobre a disputa à Presidência da República apontam o crescimento de Dilma Rousseff (PT) e queda da diferença entre Marina Silva (PSB) e a presidenta numa provável disputa de segundo turno, o que configura empate técnico.

Segundo a pesquisa Datafolha, Dilma e Marina empatam na margem de erro tanto no 1º quanto no 2º turno. Na consulta para o primeiro turno, Dilma tem 36%, enquanto a candidata do PSB soma 33% das intenções de votos. Aécio Neves (PSDB) registra 15% da preferência do eleitor. Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (Psol) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada. Os demais candidatos, juntos, somam 1%. Indecisos são 7%, enquanto eleitores que declararam votar branco ou nulo, 6%.

Na última semana, segundo o mesmo instituto de pesquisa, Dilma tinha 35% e Marina, 34%. Enquanto a candidata do PT oscilou positivamente um ponto percentual, sua opositora oscilou um ponto para baixo. As duas movimentações estão dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo turno

Na probabilidade de acontecer um segundo turno, o Datafolha confirma a queda na diferença entre Marina e Dilma. A candidata do PSB teria 47% das intenções de votos enquanto a petista somaria 43%. Os números mostram que a situação está no limite do empate técnico entre as duas candidatas.

Na pesquisa realizada em agosto, os dados mostravam que a candidata do PSB tinha 50% das intenções de voto e Dilma 40%. Já na primeira pesquisa de setembro, a diferença ficou em sete pontos percentuais, com queda de Marina, 48%, e crescimento de Dilma, 41%. Se comparadas as duas últimas consultas, Dilma cresce na preferência do eleitor enquanto Marina cai nas intenções de votos.

A pesquisa Datafolha entrevistou 10.568 eleitores na última terça-feira (09/09). O número do registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-00584/2014. O levanta

Vox Populi

Já na pesquisa Vox Populi/CartaCapital também divulgada na última quarta-feira (10/09), Dilma mantém-se na liderança com 36% das intenções de voto para presidente da República. Marina aparece com 28%, e Aécio Neves (PSDB) com 15%. Este foi o primeiro levantamento da série após a morte de Eduardo Campos e a escolha de Marina Silva para substituí-lo, portanto não há base de comparação. Brancos e nulos somam 7%. Outros 13% não souberam indicar um candidato ou não quiseram responder.

O candidato Pastor Everaldo (PSC) obteve 1% dos votos e os demais candidatos – Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) tiveram juntos 1% das intenções de voto.

Segundo turno

Na consulta, foram feitas duas simulações de segundo turno. Em uma disputa entre a candidata Marina Silva e Dilma Rousseff, Marina teria 42% das intenções e Dilma, 41%. Brancos e nulos somariam 10% e 7% seriam os indecisos.

Em uma disputa entre Dilma e Áecio, a petista venceria com 44% das intenções contra 36% do tucano. Outros 12% votariam branco ou nulo e seriam 8% os indecisos.

Ainda segundo o Vox Populi, Marina tem a menor rejeição, 40%. Dilma tem 42% e Aécio, 45%.

Foram feitas 2 mil entrevistas em 147 cidades. O levantamento foi feito na segunda-feira (08/09) e terça-feira (09/09). A margem de erro é 2,2 pontos percentuais e o número de registro na Justiça Eleitoral é BR- 00588/2014.

De Fortaleza,
Carolina Campos