Reino Unido enfrentará problemas no caso da separação da Escócia

Vários especialistas em economia observaram que, se a Escócia ganhar a independência após o referendo, o Reino Unido enfrentará o período de instabilidade econômica, informa o jornal britânico The Telegraph.

Reino Unido - Olivia Harris / Reuters

Os analistas da empresa de consultoria CrossBorder Capital publicaram um relatório, segundo o qual, a saída de capitais do Reino Unido, em agosto, atingiu o nível da "crise de crédito" de 2008. O diretor-geral da empresa, Michael Howell, confirmou que o refluxo de fundos se tem acelerado devido a uma possível aquisição da independência por parte da Escócia.

"O refluxo da libra esterlina foi registrado no final de junho, mas, em agosto, ele realmente ganhou força", disse ele. De acordo com o relatório da CrossBorder Capital, a saída líquida de capitais do Reino Unido, em agosto, alcançou 16,8 bilhões de libras.

De acordo com um relatório do Deutsche Bank, o desejo de independência por parte da Escócia terá consequências "muito mais grave", do que as pessoas esperam.

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, já pediu, várias vezes, publicamente, que os escoseses não decidam pela separação.

Fonte: Voz da Rússia