Cresce debate sobre soberania escocesa com empate em pesquisas

O debate em torno do referendo da próxima quinta-feira (18) sobre a soberania escocesa aumentou nesta segunda-feira (15) ao serem publicadas pesquisas com empates técnicos entre os partidários do "Sim" e do "Não".

Partidários da independência da Escócia

Pelo menos três pesquisas publicadas no final de semana posicionaram os contrários à separação acima dos partidários da independência, enquanto uma realizada pela empresa UCM mostrou uma vantagem do "Sim" de 8% sobre o Não.

Outra pesquisa geral aponta um virtual empate, com 51% do Não e 49% do Sim, a apenas quatro dias da realização do plebiscito, ao qual estão convocados 4,3 milhões de habitantes da Escócia maiores de 16 anos.

O premiê britânico, David Cameron, reiterou seus apelos na contramão da independência, ao advertir que não terá volta, após 300 anos de anexação da Escócia ao Reino Unido.

Por sua vez, o primeiro ministro escocês, Alexander Salmond, reuniu-se no aeroporto de Edimburgo com um grupo de empresários para explicar-lhes as oportunidades comerciais de uma Escócia soberana, segundo informou a emissora pública de rádio e televisão BBC.

A rainha Elisabeth II, que por protocolo deve evitar pronunciamentos sobre o referendo, declarou nesta segunda que os escoceses devem "pensar cuidadosamente" sobre o futuro ao emitir seu voto.

O ex-capitão da seleção inglesa, David Beckham, conclamou o votar pelo "Não" e considerou que a união britânica era "invejada" por todo o mundo.

No sentido contrário, a famosa estilista Vivianne Westwood, de 73 anos e conhecida como a costureira do punk, apoiou os independentistas e usou uma passarela em Londres para exibir a Saltire (bandeira escocesa).

Um estudo de opinião da empresa Survation mostrou, por sua vez, que só 13 por cento dos ingleses e franceses apoiam a independência escocesa, enquanto 62 se opõem.

Vários meios de comunicação, citados pela BBC, queixaram-se de ser vítimas das pressões nas últimas semanas, tanto de partidários da independência como dos a favor de manter a Escócia dentro do Reino Unido.

Londres expressou seu temor de que, a tom com a posição anunciada por Salmond de conceder status não nuclear a uma Escócia soberana, o Reino Unido possa perder sua condição de potência militar atômica. A base de submarinos estratégicos está perto de Glasgow.

Fonte: Prensa Latina