Morre dirigente unionista norte-irlandês

Conhecido como "Doutor Não" por sua oposição à independência da Irlanda do Norte do Reino Unido, o ex-dirigente do Partido Democrático Unionista (DUP), de direita, Ian Paisley, morreu nesta sexta-feira (12) aos 88 anos de idade, informou sua esposa Eileen.

Ian Paisley

"Meu querido marido, Ian, entrou no descanso eterno esta manhã", declarou a esposa de quem fora ex-primeiro-ministro norte-irlandês até sua renúncia por problemas de saúde em 2008, quando transferiu todos os poderes a Peter Robinson.

Com uma posição intransigente a compartilhar o poder com os republicanos, em sua maioria católicos e partidários da independência norte-irlandesa, Paisley deu um giro de 180 graus em 2007 e aceitou formar um executivo conjunto.

Dessa forma, o dirigente do DUP, com maioria no parlamento autônomo, encabeçou o executivo junto com Martin NcGuinness, número dois do partido Sinn Fein e ex-membro do Exército Republicano Irlandês, o IRA.

Além disso, Paisley participou das negociações de paz que levaram em abril de 1998 à assinatura do Acordo da Sexta-feira Santa, que iniciou um processo pacífico, depois de três décadas de conflito entre unionistas e republicanos, em meio à ocupação britânica.

Fonte: Prensa Latina